| cadastro

Faça seu cadastro para receber nossa newsletter e concorrer a vários prêmios semanais.

Quinta-feira, 17 de Maio de 2012

.Colunistas

11/12/2011

Colunistas / Em Off

O passado de Álvaro Bandarra

O passado de Álvaro Bandarra

A reportagem publicada na revista "Época", de 28 de novembro, sobre ativistas políticos de diversas organizações que teriam colaborado com os órgãos de segurança da ditadura militar, continua repercutindo na região. O motivo foi a inclusão, entre os citados pela revista, do empresário santista e integrante da direção estadual do Partido Comunista Brasileiro, Álvaro Bandarra, já falecido. Ele foi também secretário de Turismo de Santos durante a gestão de Oswaldo Justo.

Surpresa e descrença

A informação surpreendeu amigos e ativistas políticos que conviveram com ele por longo tempo. Sustentam que Bandarra jamais foi apontado sequer como pessoa passível de qualquer suspeita de colaboração com a ditadura. Sua prisão em 1975, quando sofreu tortura no temível DOI-CODI de São Paulo, ao lado de outros muitos militantes comunistas, é um dado importante para os ex-companheiros: não faria nenhum sentido tudo aquilo se, de fato, ele fosse ligado ao Cenimar (Centro de Informações da Marinha) desde 1968.

Inverdade

Álvaro e Olívia Bandarra, filhos do ex-dirigente comunista, enviaram a seguinte nota ao Jornal da Orla: "A matéria publicada, baseada na publicação da revista  Época, envolve o nome de Álvaro Bandarra, pessoa que dedicou, desde a década de 1940, grande parte de sua vida ao PCB, movido por suas convicções ideológicas, que sempre defendeu com absoluta veemência. Convivemos de perto, dentro de casa, com toda essa participação e trajetória até o final de sua vida, na década de 1990, e vivenciamos juntos, tudo isso, assim como suas consequências pessoais (inclusive físicas, durante a longa prisão em 1975 no DOI-CODI). Por tudo isso, consideramos uma inverdade que tenha atuado como informante de órgãos do governo da época, como insinua o autor da matéria."

Torturado

O ex-secretário de Cultura de Santos, Tanah Corrê,a também se manifestou: "Interrogo a notícia publicada tanto na revista Época quanto no Jornal da Orla, baseada em uma anotação manuscrita, apócrifa, da ficha política de Álvaro Bandarra feita pelos órgãos repressores da ditadura militar. Todos nós que contestamos o regime militar devemos ter uma ficha. Esta informação, de que Bandarra foi "recrutado pelo Cenimar", agride moral, política e ideologicamente um cidadão que contribuiu muito para o seu país e agora não tem como se defender. Esse escrito não tem autoria, pode ter sido obra de um torturador que não conseguiu as respostas que desejava e fez a anotação por vingança. Álvaro Bandarra foi torturado."

Jogar lama

Prossegue Tanah: "A notícia macula a dignidade de uma pessoa, sem uma comprovação real, joga lama em um falecido que teve um histórico político impecável, reconhecido por todo mundo. Pessoalmente, me senti ofendido, magoado e angustiado com a publicação da matéria. Nunca aconteceu isso comigo. Foi uma coisa muito leviana. Nada impede que amanhã apareça um manuscrito falando de outras pessoas, falando que Rubens Lara, Esmeraldo Tarquínio ou Oswaldo Justo colaboraram com a ditadura."

Bom senso

O historiador Roberto Tavares, da Fundação Arquivo e Memória de Santos e representante junto ao projeto "Memórias Reveladas" do Governo Federal, além de membro do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), também entrou em contato sobre a questão: "Fico preocupado com a utilização de informações como essa, como historiador e também como cidadão. Com a crescente facilidade na liberação de fichas policiais e militares do tempo da ditadura muitos dados se tornarão públicos. Haverá verdades e mentiras, verificáveis e não. No caso, a informação de que Bandarra teria sido recrutado pelo Cenimar em 1968 está baseada em um registro manuscrito anônimo, encontrado em sua ficha. É pouco, considerando que tudo em sua vida aponta o contrário. Como ele já morreu, acaba sofrendo a acusação sem defesa. É a típica informação não verificável. Então é preciso bom senso no trato e na investigação dos dados que surgem."

Paulo Alexandre pede agilidade para liberar verba de reforma do Mercado de Peixe



O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), acionou o governador Geraldo Alckmin para agilizar a liberação do recurso da reforma do Mercado de Peixes, na Ponta da Praia. Em 2010, o deputado licenciado apresentou emenda parlamentar de R$ 700 mil para o custeio da obra. 

Com nome oficial de Mercado de Peixes José Augusto Alves, em homenagem ao  ex-presidente da Cooperativa Mista de Pescas Nipo-Brasileira, o prédio foi inaugurado em 1982 na gestão de Paulo Gomes Barbosa. Agora, o filho do ex-prefeito conseguiu o dinheiro que vai ajudar a transformar o local em um atrativo turístico para a Cidade.  

Toma posse Conselho de Administração de Parque Tecnológico



Qualificação profissional, desenvolvimento de pesquisas e produção do conhecimento são alguns dos benefícios que serão gerados com a instalação do Parque Tecnológico de Santos, que desde quinta-feira (8) conta com o Conselho de Administração. A posse de seus integrantes, que representam universidades, empresas estruturantes, instituições da sociedade civil e governos municipal e federal, aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Santos.

Para 2012 está previsto o início das obras da sede da Fundação e do Parque Tecnológico. Ao mesmo tempo, serão intensificados os trabalhos para atrair novos centros de pesquisas para a Cidade, captação de recursos junto aos governos federal e estadual, e definição dos incentivos por parte da Prefeitura.

Câmara de Santos homenageia Unip

A Unip Santos será homenageada quarta-feira (14), em sessão solene às 19h na Câmara Municipal de Santos. A homenagem, proposta pelo vereador Roberto Oliveira Teixeira, deve-se à importância da instituição na comunidade santista. O diretor da instituição, Edson da Silva Monteiro (acima), afirma que a homenagem é um reconhecimento à dedicação de todos os profissionais da Unip.

Professor da Unisanta é eleito presidente do TJSP

O desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi eleito na quarta-feira (7) presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com 164 votos. A posse da nova direção do TJSP, para o biênio 2012/2013, será em janeiro próximo.

Santos é uma das finalistas de prêmio da Fiesp

Santos é uma das 16 cidades classificadas para a final do Prêmio Municípios que Fazem Render Mais, realizado pela Fiesp, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os municípios finalistas foram divulgados na quarta-feira (7) e nos próximos meses serão visitados por um grupo de técnicos da FGV para continuidade da avaliação.

Com essa iniciativa, a Fiesp identificará e premiará, no primeiro trimestre de 2012, as nove melhores cidades paulistas nos quesitos Sustentabilidade; Transparência; Participação Popular; Contribuição para o Desenvolvimento Local; Custeio e Qualidade do Investimento; Responsabilidade Fiscal e Social.

Esta primeira edição do Prêmio no Estado de São Paulo contou com a inscrição de 73 municípios (11% dos municípios paulistas) que, juntos, somam mais de 10,5 milhões de habitantes (25,5% da população do Estado e 35% da população do interior paulista).

Experiência indiana

O vereador Marcelo Del Bosco retornou de uma viagem de oito dias à Índia, onde conheceu projetos sociais naquele país. O parlamentar participou de uma audiência com a prefeita de Bangalore, Sharadamma, com quem analisou a possibilidade de futuras parceiras com Santos. A cidade é o centro de tecnologia da Índia e reúne mais de 1.500 empresas ligadas a este setor. O vereador viajou com recursos próprios, a convite da ONG Vidas Recicladas, que desenvolve na Baixada Santista trabalhos sociais que geram emprego e renda. 
Comentar esta notícia Ver comentários Compartilhar |