| cadastro

Faça seu cadastro para receber nossa newsletter e concorrer a vários prêmios semanais.

Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2012

.Colunistas
Gugu Barbosa

Gugu Barbosa
Simplesmente Vinho

27/01/2012

Colunistas / Simplesmente Vinho

Bodega Vega Sicília - parte 2

Bodega Vega Sicília - parte 2
Enoleitores,
Continuamos a contar sobre nossa visita à Vega Sicilia. Após  conhecer a Bodega Alion, pertencente ao grupo, fomos à Vega propriamente dita, em direção ao rio Duero.

Da entrada, toda cercada e sem placas indicativas, avistamos um belo jardim e uma antiga e bela casa, onde foi a primeira bodega e hoje um palacete onde são realizados diferentes eventos.  É uma propriedade de mais de 1.000 hectares com vinhedos próprios de mais de 100 anos com as uvas tempranillo, cabernet sauvignon e merlot. Porém para a produção só usam vinhedos de até 60 anos, e a base do blend utiliza principalmente a casta emblemática do país, a uva tempranillo associada às outras. Para o Valbuena (cinco anos), seu segundo vinho, são usadas as videiras mais novas entre 20 a 35 anos e com maior participação da uva merlot, já para o Vega Sicilia - Único, são as videiras mais antigas (de 35 a 60 anos) e com maior porcentagem de cabernet sauvignon. Para vocês terem uma ideia, esta bodega só produz estes dois vinhos.

Fomos às salas de fermentação, onde estão as barricas de madeira francesa com capacidade de 20 mil litros. Elas são usadas para a fermentação do Veja- Único, enquanto a fermentação do Valbuena acontece em aço inox. Após as fermentações, o vinho é passado para descansar em barricas (francesas novas  50% e outros 50% em americanas) enquanto o Vega Único permanece por sete anos e o Valbuena só por três.

Às sextas feiras são feitos testes (degustação) nas barricas para ver a qualidade dos vinhos, já que passam de barricas novas para usadas e vice-versa, até chegar ao ponto para o descanso, quando retornam às barricas grandes até o engarrafamento. Depois de engarrafados  o Unico permanece por mais três anos descansando, até ir para o mercado, enquanto o Valbuena é guardado por um ano e meio, como seu nome já diz 5 anos, este é o tempo que ele leva para ser posto à venda.

Já estava esquecendo de contar que para obter uma qualidade sempre igual as barricas são produzidas na própria bodega,  só assim pode-se manter o controle da madeira, responsável pela manutenção dos mesmos aromas nos vinhos. O que significa que por este modo de produção, o Vega Unico é reconhecido como um dos melhores vinhos do mundo.

Na próxima semana falarei sobre a degustação inesquecível nesta vinícola...

Enoabraços e uma ótima semana a todos!      
Comentar esta notícia Ver comentários Compartilhar |