.Colunistas
Sérgio Luiz Corrêa
Coluna do Corrêa
10/02/2012
Colunistas / Coluna do Corrêa
O Santos nas alturas
Na quarta-feira (15) o Santos inicia a sua caminhada em busca do seu quarto título da Taça Libertadores da América contra o The Strongest. Os outros adversários da chave são o Internacional, de Porto Alegre, e o Juan Aurich. O Inter estreou ganhando do time peruano por 2 a 0, no Beira Rio. Nesta fase de ida do Grupo 1, o Santos joga contra o Internacional, dia 8 de março, na Vila Belmiro, e depois vai ao Peru enfrentar o Juan Aurich, dia 13 de março. Os dois primeiros classificam-se para as oitavas de final. É aquela batalha de matar ou morrer.
O jogo de estreia será em La Paz, a 3.660 metros de altitude. Nunca estive na capital boliviana, mas, pelos relatos de amigos e de ex-jogadores que lá estiveram, a experiência não é nada boa. Os sintomas mais comuns são respiração curta, dores de cabeça, náuseas, vômitos e tonturas. O então ministro da Justiça, Tarso Genro, chegou a desmaiar durante uma solenidade em La Paz. Começou a passar mal durante o discurso do presidente Evo Morales. Lembro que a Fifa tentou proibir jogos internacionais em cidades localizadas em altitudes elevadas. Mas a ideia parece que não vingou. Evo se queixou de que era jogada política.
Jogar em altitude elevada não é sinal de derrota. Mesmo nos tempos dourados da era Pelé o Santos se superava quando ia à Bolívia. É meio relativo essa coisa de jogar nas alturas. Na final do Mundial de Clubes, por exemplo, o Santos jogou na região de Nagoia e levou uma sova do Barcelona. E a altitude na região de Nagoia é de 15 metros. O caso tampouco vale para os craques de futebol, pois, como diz o Urubulino, "a maioria deles está acostumada porque mora em cobertura".
Minha expectativa é que Neymar jogue o futebol que jogou nos últimos quinze minutos contra o Botafogo, de Ribeirão Preto, ainda que tenha de carregar um balão de oxigênio nas costas. Que Elano se empenhe mais em campo e consiga ao menos se espelhar em Marcos Assunção nos chutes de falta: que Muricy dê mais oportunidade para Felipe Anderson e que Juan e Alex Silva entrem logo nesse time. É hora de o Santos voltar a fazer a torcida sorrir. O primeiro passo foi dado contra o Botafogo. Ah, e que Muricy não se esqueça de levar Pará e Maranhão na delegação que irá à Bolívia. Não para que joguem, mas para que fiquem por lá.
FÚRIA - A exibição de gala de Neymar nos últimos quinze minutos contra o Botafogo, conduzindo o Santos a uma vitória de 4 a 1, ao marcar três gols e dar o passe para o garoto Felipe Anderson fazer o quarto, talvez seja o início da recuperação do Santos no ano. Há meses que o torcedor aguarda um futebol como aquele jogado nos derradeiros minutos em Ribeirão Preto. O torcedor quer isso: empenho, vontade de vencer. Agora, tem o Linense. Aguardemos, pois!
EM ALTA (I) - O nome de Paulo Roberto Mayeda foi comentado dia desses na Vila Belmiro. O modelo profissional implantado na administração do clube com a reforma do Estatuto teria levado pessoas a lembrar do bom trabalho que Mayeda realizou no Departamento do Santos em 2000 a 2002, período em que se formou a geração dos Meninos da Vila, entre eles Robinho, Diego, Elano e Alex.
EM ALTA (II) - Mayeda trabalha há três anos em Pernambuco como gerente de futebol do Vitória de Santo Antão, clube da Série A2 cuja sede fica a 51 km de Recife. Nesse período, ele lançou as categorias sub15 e sub17 e foi vice-campeão estadual sub20 em 2010. Nesse mesmo ano, formou um time feminino que deu certo: as moças ganharam o título estadual e quebraram a hegemonia do Sport.
NENÊ NA BRIOSA - Nenê vai ser o técnico da Portuguesa Santista no Campeonato Paulista da 2.ª Divisão. Atualmente, ele é o treinador do Uberaba. O certame mineiro vai até 13 de maio. Mas, se o Uberaba não chegar à fase decisiva Nenê se despede e vem para Santos. Enquanto isso, o cargo na Briosa é ocupado interinamente por Rodrigo. Mais de 20 jogadores já iniciaram os treinos em Ulrico Mursa, vários deles pertencentes ao empresário Luís Taveira, que já havia sido parceiro da Portuguesa na vitoriosa campanha na A1 de 2003. Naquele ano, Pepe era o treinador. O time terminou o campeonato em terceiro lugar tendo como destaques o goleiro Maurício, o volante Adriano, o meia Souza e os atacantes Rico e Eliseu. O Conselho Arbitral da 2.ª Divisão (que na verdade é a 4.ª Divisão) já foi realizado. De interessante no momento é o fato de o presidente José Ciaglia ter providenciado o aluguel de um blindado da Brink's para buscar na FPF a cota a que a Portuguesa tem direito para disputar todo o campeonato: R$ 13 mil.

Por NESTOR M.S.AYROSA em 13/05/2012, às 20:03hs
Comentar o comentárioSOU NASCIDO E CRIADO EM SANTOS MAS DEVIDO A OPORTUNIDADE DE EMPREGO A 17 ANOS MORO EM SERTÃOZINHO-SP E TODA SEMANA LEIO AS REPORTAGENS DO JORNAL DA ORLA ATRAVEZ DA INTERNET.CONSIDERO UM EXCELENTE JORNAL DE MODO GERAL POIS E ATRAVEZ DELE QUE MATO A SAUDADES DA MINHA QUERIDA SANTOS.QUEM SABE UM DIA SE TIVER UMA OPORTUNIDADE MELHOR VOLTO A MORAR EM SANTOS.ABRAÇOS A TODOS E PARABENS PELAS MATERIAS.
Por pathricia moreno em 13/05/2012, às 12:09hs sobre Toda nudez será hackeada....
Comentar o comentárioO EGO dela é tão grande, que ela se clica até cagando!!!!!!!! Bem feito!
Por Mais uma morte para as estatísticas. em 13/05/2012, às 11:36hs
Comentar o comentárioOntem à noite, mais um acidente aconteceu na estrada de Nova Lima. Um jovem estudante de economia bateu seu carro após dirigir imprudentemente e colocar 180 km/h no velocímetro. O acidente aconteceu na madrugada do dia 13 e deixou um morto e dois feridos. A incapacidade da via de suporta certas condutas é evidente, mas o descaso das autoridades só contribui para manter as estatísticas elevadas. A demanda da população é por um radar na região já é antigo e, a cada acidente, a causa adere mais adeptos.
Por valter jjose vieira em 11/05/2012, às 22:36hs
Comentar o comentárioA lei que entra em vigor proibindo depósito prévio para atendimento em hospitais,será um complicador a mais para a sociedade. Como uma empresa vai funcionar sem a garantia de recebimento pela prestação de serviços, quando as evidências apontam para alto grau de endividamento e inadimplência do mercado? O governo não faz como deveria fazer sua parte e transfere os problemas para empresas, sem o devido cuidado de legislar as garantias. O sistema judiciário ineficiente e por conseguinte sobrecarregado, terá de tratar com mais este complicador.Esta situação poderá ter desdobramentos para restaurantes,hotéis,universidades ,etc. O cidadão vai ao restaurante não levando cheque,cartão ou dinheiro e diz que está com fome,fazendo a refeição, cabendo ao estabelecimento cobrar pelos serviços .Os efeitos colaterais serão sentidos nos mercados por analogia.E agora como fica....
Por Elvira Akchourin do Nascimento em 11/05/2012, às 21:09hs sobre As profissões das mães.
Comentar o comentárioParabéns pela escolha deste lindo texto. As mães são formadas em todas essas profissões mesmo, e tentam fazer tudo da melhor forma possível.
Por Rafael em 11/05/2012, às 16:09hs sobre O mistério das pedras Klerksdorp.
Comentar o comentárioQuanto ao assunto das pedras, achei muito interessante, mas também achei uma falha científica na metodologia usada para datar as mesmas.
O teste de Carbono 14 não pode ser usado em pedras ou em nenhuma liga metálica, para datar as mesmas. O teste de carbono 14 se baseia na absorção do carbono atmosférico pelos seres vivos. Quando a coisa morre, já não carrega carbono da atmosfera através de processos tais como alimentação ou respiração e os níveis de C14 no corpo se esgotam devido ao processo natural de decaimento radioativo.
Ao ver a quantidade de restos de C14 é possível ver quanto tempo se passou desde que o animal morreu. Portanto, o narrador estava equivocado quanto a este assunto. Datar pedras e ligas metálicas com precisão é muito difícil e ainda não existe método científico consistente para isso.
Outra coisa, novídeo, são mostradas imagens da "Death Star", do filem Star Wars, ao invés de um satélite natural de Júpiter.
Quanto as brocas, é um propriedade das mesmas que não furem material mais duro que elas próprias, por isso existem brocas de vários materiais, inclusive de diamante, que com certeza furaria uma dessas pedras. Um broca de aço não fura nem uma pedra de quartzo convencional.
Por Neuci Bicov Frade em 11/05/2012, às 13:00hs sobre Comunidade do Nova Cintra ganha sala de inclusão digital.
Comentar o comentárioNós do Cedir, ficamos muito orgulhosos e felizes com o excelente trabalho desenvolvido pelo Settaport.Parabéns!
Por Roberto Farias Viana em 11/05/2012, às 11:21hs sobre Toda nudez será hackeada....
Comentar o comentárioPrimeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela forma que aborda os assuntos em questão: sem rodeios. E aproveitando o gancho das fotos sensuais de Carol Dieckmann, as pessoas tem que ter mais cuidado com certos arquivos, pois pode se tornar num grande problemão. E mais uma vez, parabéns, Christian.
Por valter jose vieira em 07/05/2012, às 10:25hs
Comentar o comentárioO Santos,jogando com camisa azul,não combina com sua tradição e desvirtua até o hino e grito de guerra da torcida.A camisa preta e branca ,além de mais bonita não poderia e nem poderá ,em tempo algum ser substituida .Sugerimos a quem teve esta ideia, que reveja os conceitos e torne o preta e branco as cores oficiais e insubstituíveis desta grande equipe .
Por Jose A. Silva em 07/05/2012, às 08:07hs sobre Polêmica no alto do morro.
Comentar o comentárioO MP e a CETESB não respeitam o princípio da isonomia. Usam dois pesos e duas medidas e com isto perdem credibilidade.
Na cidade de São Paulo eles permitem que, ainda hoje, se continue construindo em Topos de Morro como a Av. Paulista, Sumaré, Perdizes, etc, etc.
Por Vitor em 06/05/2012, às 11:23hs sobre VTV completa 10 anos e prepara transmissão digital em HD.
Comentar o comentárioCorrigindo o senhor Gil Mansur, na copa de 1970 a televisão em cores não havia sido implantada no Brasil. A transmissão, a partir do México, era colorida, mas nossas emissoras retransmitiam em preto e branco.
A 1ª copa que assistimos em cores foi de a 1974.
Uma rápida pesquisa na internet comprova o que estou dizendo.
Por Wilson da Neves em 05/05/2012, às 09:17hs sobre Polêmica no alto do morro.
Comentar o comentárioIsso é que é falta do que fazer, o pessoal do morro da Sta.Teresinha estão lá legalmente.
Por Neusa Pedro em 30/04/2012, às 21:16hs sobre Raiz profunda.
Comentar o comentárioOi, Jadir!!!
Lindo e sábio a sua mensagem! adorei, tenho muito a aprender com estas leituras.
obrigada!!!
Por jose de abreu em 29/04/2012, às 14:09hs sobre Aplausos merecidos.
Comentar o comentárioParabens dr. roberto por esta informação
Por Roberto Mohamed em 28/04/2012, às 18:43hs sobre A selvageria na Libertadores.
Comentar o comentárioCaro Sergio:
Tenho profundo respeito pelo Presidente do Santos e o apoio em todas as iniciativas positivas para o clube, mas até hoje acho injustificável a sua incapacidade de ouvir críticas. Não é a primeira vez que ele perde a cabeça ao responder alguma indagação de um Conselheiro. Eu estava nessa reunião mas me retirei por conta do sistema chapa branca de perguntas por escrito. E acredito que se tivesse ficado, teria saído em defesa do Conselheiro Celso Leite, primeiro por achar que está certo, pois o filme é uma MERDA. Segundo porque jamais poderei admitir o desrespeito a um Conselheiro no uso de suas atribuições. Quem não consegue conviver com críticas, torne-se patrão na iniciativa privada ou vire o Lula. A Presidência de um clube do tamanho do Santos, implica em paciência para críticas e bom senso para respostas.