Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Colunistas/Digital Jazz | 20/01/2014

Um tributo ao Blues por Martin Scorsese

Cássio Laranja é produtor musical e coordenador da rádio online Digital Jazz/Jornal da Orla

É importante destacar que o Blues influenciou profundamente a nossa música

O DVD "A História do Blues", lançado pelo selo Paramount em 2004 e produzido por Martin Scorsese festejado cineasta, ator, produtor e roteirista americano é uma jóia rara e tome cuidado para não deixar escapar sem querer pelas suas mãos.
 
Pode ser encontrado casualmente em alguma promoção e não hesite em comprar, afinal trata-se de uma declaração de amor ao Blues, feito por alguém que conseguiu unir suas duas grandes paixões: o cinema e o Blues.
 
É importante destacar que o Blues influenciou profundamente a nossa música e milhões de seguidores pelo mundo afora e nada mais justo do que esta bela homenagem ao gênero. Onde encontramos nas suas melodias e letras histórias de vida, de lamentos, alegrias, desigualdades sociais, de amores e também de esperança.
 
No dia 7 de setembro de 2003, Martin Scorsese conseguiu realizar a proeza de reunir no Radio City Music Hall, templo da música de Nova Iorque, para um concerto inesquecível de celebração ao Blues, os maiores intérpretes vivos do gênero nos últimos cinqüenta anos. 
 
Na mesma noite, no mesmo palco, simplesmente: B.B. King, Robert Cray, Buddy Guy, Clarence "Gatemouth"Brown, Ruth Brown, Natalie Cole, Bill Cosby, Keb' Mo', John Forgety, Macy Gray, India Arie, Dr. John e tantos outros. Um verdadeiro time de estrelas que brilham por si só e que puderam mostrar seu talento e todo seu amor incondicional à música. A direção musical ficou por conta do surpreendente e intenso Steve Jordan.
 
O filme mostra com riqueza de detalhes toda a magia daquela noite inesquecível e memorável, numa mescla de imagens dos astros se apresentando no palco, várias entrevistas muito interessantes, imagens raras e exclusivas dos ensaios e clipes de arquivo que compuseram as imagens apresentadas nos telões. Um verdadeiro show de imagens e uma produção simplesmente perfeita.
 
E o gesto mais bonito da noite foi o caráter beneficente do espetáculo, cuja renda foi destinada integralmente a educação musical das novas gerações. E que com certeza possibilitou a inclusão social de muitas pessoas através da música, uma das formas de comunicação mais intensas e transformadoras.
Está aí um registro indispensável para todos aqueles que gostam de Blues, da sua herança importantíssima e de toda sua paixão.


 
Bruno Conde - "Prisma"


 
O talentoso violonista e compositor santista Bruno Conde lançou este CD no ano de 2011, reunindo 11 faixas autorais, que contaram com as interpretações dos cantores Celso Lago e Larissa Finochiaro e as participações especiais de Kleber Serrado e Renato Braz, também nos vocais. A produção e direção musical foi assinada pelo pianista Theo Cancello e merecem destaque as participações de Fabiano Guedes na bateria, Roberto Biela na percussão e Carlos D´Elia no contrabaixo E mais,  Edinho Godoy na guitarra, Marco Cancello na flauta e Kinho Batera.
 
Suas influências musicais, passam por um time de feras formado por Ivan Lins, Renato Motha, Vitor Ramil, Mario Gil, Lenine, Segio Santos, Filó Machado, Zé Renato, Guinga e Dori Caymmi. 
 
Tive a sorte de ter contato mais próximo com Bruno nos últimos meses e pude notar nele um músico muito produtivo, inspirado, criativo e acima de tudo determinado nos seus projetos. Um deles, o Projeto Galpão, criado por ele, Theo Cancello e Kleber Serrado, é uma das coisas mais preciosas que já foram lançadas na cena musical de Santos nos últimos tempos, e que ganhou status nacional, em razão das participações muito especiais dos seus convidados.
 
Destaco os temas "Desatino", "Protagonista", "Seu Samba", "Bonfim", "Tempestade de Você", "Casa de Sonhar" e a faixa título "Prisma".
Bruno Conde é um dos grandes nomes da nossa MPB contemporânea, que mostra o seu talento com muita poesia, delicadeza e personalidade. Um trabalho de qualidade inquestionável.

 
InventaRio - "Encontra Ivan Lins"


 
Já destaquei aqui na coluna que considero a obra musical de Ivan Lins, como uma das mais importantes e inspiradas de todos os tempos. Ele é o compositor brasileiro mais gravado no exterior, depois do genial Antonio Carlos Jobim.
 
Ouvir as suas músicas é sempre um grande prazer para mim. E foi surpreendente, descobrir este CD lançado no final de 2013 pelo selo Biscoito Fino, apresentando 13 de suas composições, todas cantadas em italiano. Além do português, inglês e o napolitano.
 
O InventaRio é um grupo de italianos formado por Giovanni Ceccarelli nos teclados, Dadi na voz e violão, Francesxco Petreni na bateria e percussão e Ferruccio Spinetti no contrabaixo. E contou com a ilustre presença do homenagead Ivan Lins na voz e nos teclados.
 
Também participaram das gravações Chico Buarque, Vinicius Cantuária, Maria Gadú, Vanessa da Mata, Samuele Bersani, Fabrizio Bosso, Jessica Brando, Chiara Civello, Maria Pia de Vito, GNU Quartet, Petra Magoni, Fausto Mesolella e Tosca. 
 
Você vai poder conferir uma mistura bem equilibrada dos gêneros Bossa Nova, MPB, Jazz e Música Italiana. 
Não deixe de ouvir os temas "Con Me (Sou Eu)", "Illuminati (Iluminados)", "Dentro Ai Tuoi Occhi (Guarde Nos Olhos)", "Madalena", "Nascere Di Nuovo (Começar de Novo)", "Maybe One Day, Maybe In Vain (Lembra de Mim)" e a instrumental "O Tempo Me Guardou Você". Clássicos do cancioneiro de Iavn Lins regravados com uma sonosridade diferente e marcante.
 
A reunião musical entre a Itália e o Brasil  ficou perfeita e muito inpsirada.
 

Leia também