Saúde

Cuidados com os olhos devem começar na primeira infância

21/03/2014
Cuidados com os olhos devem começar na primeira infância | Jornal da Orla
Diferente do que muitos pais pensam, desde os primeiros anos de vida as crianças devem passar por consulta com o oftalmologista ainda que não apresentem nanhum problema ou queixa de visão. “Para que as crianças tenham uma boa saúde ocular é fundamental que os pais as levem para fazer avaliações periódicas, pois, assim como em todas as enfermidades diagnosticadas precocemente, as chances de sucesso crescem bastante”, esclarece a oftalmopediatra Erika Silvino Rodrigues, da Unilaser Unidade Oftalmológica. 
 
Segundo ela, muitos problemas oculares, como miopia, astigmatismo, hipermetropia e estrabismo, podem se manifestar nos primeiros anos de vida sem que pais percebam. Qualquer sinal diferente que a criança apresente deve ser levado em consideração e investigado a fundo. A recomendação é que as visitas ao especialista comecem ainda na primeira infância, ou seja, até os 5 anos de idade, e a partir daí serem feitas a cada dois anos. 
 
Sintomas nas crianças
 
Nos bebês, Erika Rodrigues orienta aos pais para ficarem atentos à presença de lacrimejamento constante, intolerância à luz, vermelhidão e falta de interesse pelo ambiente em que vivem. Nas crianças maiores, o alerta é para quando elas se queixarem de dor de cabeça, coceira nos olhos, ficarem muito perto da televisão, sentarem próximo da lousa da escola, apertarem os olhos para enxergar melhor ou até mesmo esbarrarem acidentalmente em móveis. Alterações na cor da pupila ou presença de mancha branca nos olhos registrada em fotografias podem significar doenças graves e devem ser examinadas por um oftalmologista imediatamente.
 
Outra prática pouco comum nas crianças, mas muito adotada pelos adultos, é o uso de óculos escuros, que devem ser usados desde a infância. “Hoje sabemos que os raios UVA e UVB podem desencadear ou precipitar várias doenças oculares. Como os efeitos estão associados ao acúmulo desses raios ultravioleta durante a vida, os pequenos também devem se proteger, fazendo uso do acessório”, relacionada a oftalmologista.

Doenças oculares mais comuns entre os pequenos

Necessidade de lentes corretivas para erros de refração como hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto), miopia (dificuldade em enxergar de longe), astigmatismo (dificuldade em enxergar objetos focados) e a ambiliopia, mais conhecido como olho preguiçoso (quando há diferença visual entre os olhos).
Conjuntivites virais (comuns em ambientes fechados que tenham muitas pessoas)
 
Conjuntivites infecciosas (mais comuns no verão e no inverno e que podem estar associadas a outras viroses)
 
Conjuntivites alérgicas (quando a criança apresenta doenças respiratórias como rinite ou bronquite)