Meio Ambiente

Falta de comida e água poderá causar guerra nos próximos anos, alerta presidente do Banco Mundial

17/04/2014
Em entrevista ao jornal vritânico The Guardian, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, projetou que, dentro de cinco a dez anos, guerras por alimento e água devem eclodir, devido aos efeitos das mudanças climáticas.  Yong Kim pediu que ativistas e cientistas trabalhem em conjunto para a criação de uma solução para este problema global e usou o exemplo do HIV para demonstrar como a união de esforços pode resultar em soluções mais rápidas e mais eficazes.

Com a intenção de manter o aquecimento global abaixo do limite acordado internacionalmente, de 2º C, Kim observou que o mundo precisa de um plano para mostrar que está comprometido com a meta. Ele delineou quatro áreas em que o Banco Mundial poderia ajudar a combater a mudança climática: investir em cidades mais limpas e sustentáveis, encontrar um preço estável para o carbono, reduzir os subsídios aos combustíveis fósseis e desenvolver uma agricultura mais inteligente e resistente ao clima.
 
Os comentários de Kim seguem a publicação da segunda parte do quinto relatório do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que advertiu que nenhuma nação ficaria intocada pelo aquecimento global. O relatório também alertou para os efeitos que as mudanças climáticas teriam sobre os preços dos alimentos, assim como em muitas outras áreas, como recursos hídricos. A produtividade agrícola pode cair 2% por década até o final do século, ao passo que a demanda deverá aumentar 14% até 2050.