Teatro

Cubatão recebe Festival Motim Teatral

23/04/2014
A II Mostra Regional do Festival Santista de Teatro, MOTIM, chega a Cubatão. Nesta segunda edição, o Movimento expande a mostra regional para mais duas cidades além de Santos: Cubatão e Praia Grande. Serão 26 apresentações gratuitas de 14 grupos teatrais diferentes que ocuparão praças, teatros e espaços alternativos ao longo do mês de abril, encerrando no dia 1º de maio, em Santos.
 
Em Cubatão, os espetáculos serão apresentados no Teatro do Kaos, Praça da Cidadania e Novo Anilinas, sempre com entrada gratuita. As ações têm início na próxima sexta-feira (25), às 20h, no Kaos (Pça. Coronel Joaquim Montenegro, 34) com a peça “Manifesto Artaud – Um grito nas reticências do Paraíso”, da Cia Teatro Genoma, de Praia Grande. O drama, ambientado na consciência e no imaginário de Artaud, revela-se para o espectador um palco onde Artaud manipula a vida e o teatro, transportando toda a escência do fazer teatral na tragédia para sua vida.
 
No mesmo dia, também às 20h, é a Praça da Cidadania, na Vila São José, que recebe “Uma palhaçada federal”, da Cia Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses, de Santos. Três palhaços cansados com as dificuldades e banalização da profissão buscam soluções por uma vida mais confortável. Fuxico convence Chevette e Xaveco que a melhor solução é estar na carreira política e decide se candidatar a presidência da república.
 
No sábado (26), às 16h30, é a vez da peça “Rapunzele”, da Cia Casa 3 de Artes, de Guarujá. RapunzeLee é uma releitura urbana do clássico Rapunzel, onde a Bruxa Nena, através de seu diário, conta a “sua” versão dos fatos. Musical infantil que homenageia o rock brasileiro, personificado na figura da cantora Rita Lee, onde suas canções servem de inspiração para a criação dramatúrgica e visual do espetáculo.O espetáculo foi concebido esteticamente para espaços alternativos, possibilitando diretamente a interação entre atores e a sociedade.
 
Também no dia 26, às 20h, o Teatro do Kaos abriga “Algumas histórias”, da Cia Solitude, de Santos. A vida e a obra de Paulo José são apresentadas ao público por um Jovem Aprendiz que, ao compartilhar também sua identificação com este grande artista, acaba por falar de um encontro de gerações entre atores que têm em comum o amor aos palcos.
 
Já às 22h, o espetáculo é “Dentro de mim mora outra”, da Cia Ohm de Teatro, de Santos. Apesar da grande relatividade cultural humana em perceber o ambiente, podemos dizer que existem certas universalidades entre os seres humanos que os caracterizam como espécie. Uma delas seria a capacidade de organizar ideias e percepções da vida. Nesse sentido, transexualidade não se trata de uma categoria natural, mas de uma percepção moderna de um fenômeno típico e recorrente da diversidade sexual humana comum em muitas culturas.
 
Encerrando as atividades do MOTIM, no domingo (27), às 16h30, o Novo Anilinas (Av. Nove de Abril, s/nº). O espetáculo é “Arrumadinho”, da Cia Trupe Olho da Rua. Através de um jogo intenso com o público, o espetáculo provoca, critica e questiona o homem moderno, bem como a pateticidade que o cerca em relação ao trabalho e ao sonho de prosperidade.
 
Depois, às 20h, no Teatro do Kaos, o destaque é “Ispinho e Fulô de Patativa”, da Cia Teatral Carcará Voador, de Santos. O espetáculo investiga cenicamente, a poesia  e a vivência  de Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, que através de sua obra poética  se preocupa em descrever  a vida quotidiana do povo nordestino como nenhum outro autor. A simplicidade poética do cantador e autor sertanejo nos remete ao universo do povo sofrido do sertão cearense, reconhece sua força e luta por mais dignidade. A pesquisa através da obra do poeta Patativa do Assaré, faz uma reflexão e  busca entender e sentir essa realidade.
 
No dia 1º de maio, a programa acontece em vários locais de Santos. Nesse dia do trabalhador, o movimento teatral da Baixada Santista promoverá um ato contra a precarização do trabalho artístico na Região. O “Motim Teatral”, como já o nome, é a oportunidade dos grupos da Região buscarem uma interlocução com a sociedade por um outro viés, potencializado pela sua Arte e projetado para fazer a Cultura Regional avançar. A realização é do Associação dos Artistas e Movimento Teatral da Baixada Santista e apoio da Vila do Teatro, Prefeitura de Santos, Superbacana Produções, Revista Sanatório Geral, Prefeitura de Cubatão, Teatro do Kaos e Prefeitura de Praia Grande.