Santos

Novidades no transporte coletivo incluem bilhete único

24/04/2014
O transporte público municipal, como é conhecido, deixará de existir em Santos. Um novo sistema, que remodelará todas as linhas de ônibus que circulam na Cidade, está sendo projetado pela Companhia de Engenharia de Tráfego. As linhas circulares serão extintas e novas linhas serão criadas, integradas ao Veículo Leve sobre Trilhos. As mudanças integram um estudo realizado pela CET, que tem a intenção de trazer agilidade ao percurso dos coletivos.
 
Vias troncais
 
O presidente da CET, Antônio Carlos Silva Gonçalves, explica que as novas linhas vão convergir para vias troncais, como as avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Nossa Senhora de Fátima. Segundo ele, não existirá mais uma linha que, por exemplo, faça o trajeto da Zona Noroeste até a Ponta da Praia e volte para a Zona Noroeste. Os ônibus virão de vários pontos da Cidade para essas principais vias, sendo que o munícipe poderá pegar outro veículo sem pagar nova passagem. Assim, o novo sistema contará com o bilhete único, permitindo, ainda, que as linhas sejam integradas ao VLT. Na teoria, com a implantação deste bilhete, os usuários terão mais opções para chegar ao destino, deixando de permanecer no ponto por muito tempo à espera do coletivo. 
 
Licitação e melhorias
 
Ainda não há um prazo para que o novo sistema esteja nas ruas. Em julho deste ano, a CET lançará a licitação para a escolha da empresa que vai operar o transporte público na Cidade, a partir de março de 2015. 
 
Na noite de ontem (23), em audiência pública realizada na Arena Santos, os munícipes puderam debater o processo de licitação para o transporte coletivo convencional, além de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para melhorias do serviço. A audiência está entre as dez metas anunciadas no mês passado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que preveem ainda a implantação de ar condicionado e internet sem fio em toda a frota, congelamento das passagens, 130 novos pontos de ônibus, fiscalização do número de passageiros transportados nas linhas municipais e o já instalado sistema de monitoramento dos horários via smartphone ou web. 
 
As propostas apresentadas pela população serão inseridas no edital da nova concorrência. Segundo o presidente da CET, haverá nova audiência pública para a apresentação do estudo das novas linhas à população.