Casa e Decoração

Iluminação com LED

25/04/2014
O LED – em inglês, Diodo Emissor de Luz, é uma ótima opção para iluminar a casa. Além de ser vantajoso no custo-benefício, este recurso proporciona elegância e criatividade, capaz de deixar qualquer local ainda mais moderno.

Confira cinco tendências de decoração em LED


Nichos
Quando aplicados nos nichos, os LEDs tornam a iluminação suave, complementando ou substituindo a função dos abajures. O aspecto aconchegante serve tanto para quartos infantis, quanto para espaços de descanso e ambientes mais intimistas. 


Escadas
A designer de interiores Renata Gomes explica que o LED pode ser utilizado na escada como balizador da parede lateral. “Durante o percurso da escada a luz vai ajudar e servir como ponto de referência”, explica.
Outra opção são as fitas coladas em cada degrau. “Neste caso, a iluminação deve ser sempre indireta, voltada para baixo”. A regra serve para não ofuscar a visão de quem está subindo ou descendo. 


Espelho
Além de dar uma luminosidade maior na hora da maquiagem, os espelhos iluminados criam o clima requintado. “Esse tipo de decoração não dá muito trabalho. Basta fazer uma moldura atrás do espelho para fixar a fita de LED. Outra ideia é embutir lâmpadas de LED em pontos no espelho. Isso oferece o aspecto do espelho de camarim”, indica a especialista. 


Enfeites 
A árvore de LED é ponto forte para quem gosta de encanto na decoração, mais conhecida como “a menina adolescente”. Mas se a intenção é fugir do clima jovem, o enfeite pode ser utilizado em formato de luminária. 
Outra opção que está em alta para quarto de adolescente ou até mesmo de um bebê é o céu estrelado. A novidade é feita com pontos de fibra ótica refletidos no teto ou na parede, através de um projetor.

Prateleiras

Clássicas na decoração, as prateleiras saíram do óbvio com a aplicação das fitas de LED. “Elas podem ser aplicadas em cima ou embaixo. O importante é que deixe uma cava para a fita não ficar à mostra”, explica a designer.