Dia das mães

Evite gafes na hora de presentar a sua mãe

02/05/2014
Evite gafes na hora de presentar a sua mãe | Jornal da Orla
Evite o buquê de flores
Um dos presentes mais dados para as mamães de todo o Brasil, o tradicional buquê de flores, ao contrário do que se imagina, nem sempre é uma opção segura. “Os arranjos, apesar de bonitos, dão trabalho danado paras as mães, que terão de colocá-los em um vaso e regar as suas plantas. Neste dia, elas só querem curtir os filhos, sem ter que se dedicar a tarefas”, explica a professora de etiqueta, Virginia Gargiulo. Apesar disso, flores plantadas em vaso, como azaleia, bromélia e orquídea, estão liberadas, pois permitem a passagem para o jardim com mais facilidade, além de durarem mais.
Evite utilidades domésticas
Como a maioria das donas de casa monta e decora o lar de acordo com o seu gosto pessoal, presentear a mãe só com enfeites não é legal. Contudo, pode-se optar sem medo por acessórios como xícaras, taças e porta-retratos que quebram com facilidade e, por isso, costumam estar sempre na lista de aquisições para a casa.
Se sua mãe for cozinhar, não leve outras comidas
No tradicional almoço de Dia das Mães, a prática comum de levar um prato ou sobremesa para enriquecer o cardápio não é recomendada, diz Virginia Gargiulo. Afinal, esse tipo de situação pode dar a entender que a mãe não sabe receber os convidados ou que não cozinha bem. “Neste dia, ela tende a fazer tudo com mais carinho e não vai gostar de ver os seus pratos competindo com outros”, ressalta a professora.
Não dê presentes que não  possam ser trocados
Apesar de a escolha dos presentes ser baseada na maioria das vezes no estilo e nas preferências pessoais de cada mãe, nem sempre a compra pode ser certeira. Por isso, é fundamental comprar roupas ou objetos em lojas que facilitam a troca. “Não é feio trocar presente. Gafe é oferecer presente de bazar, por exemplo, que não permite a substituição”, orienta.
Evite levar pessoas de fora
O segundo domingo do mês de maio é só das mães. Nesta data, elas querem aproveitar ao máximo os seus filhos e os presentes que foram dados. Por isso, não é um bom momento para apresentar um namorado novo, por exemplo, ou chegar em casa com uma visita. “Além de terem que dividir a atenção dos filhos, elas ainda podem ficar preocupadas em agradar os convidados e não curtirem o seu dia”, destaca Virginia.