Notícias

Terapia Craniossacral – Entrevista

11/07/2014
Uma terapia que visa equilibrar a flutuação do liquor, facilitando os processos naturais de autocura e saúde: Terapia Craniossacral.
A médica santista, Janete Cuba, concedeu entrevista exclusiva para a coluna Estrelas e Moléculas.
 
EM – O que é Terapia Craniossacral?
JC – A Terapia Craniossacral é uma modalidade de terapia que visa facilitar a manifestação da saúde e melhorar a capacidade de regeneração e equilíbrio em todos os níveis. É um caminho para a autocura. Isso é feito através de toques sutis, sem invasão, praticados por um terapeuta bem treinado para perceber as chamadas forças biodinâmicas que estimulam o equilíbrio da flutuação e circulação do líquido céfalo raquiano do sistema craniossacral regulando, dessa forma, todo o sistema nervoso e melhorando os processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.
 
EM – A quem se destina essa Terapia?
JC – É destinada a qualquer pessoa, de recém-nascidos a pessoas na terceira idade, independente da condição de saúde, não existe contra indicação. Pode ser procurada em qualquer momento que necessite manter ou restaurar sua saúde física ou emocional. Podemos citar alguns exemplos: insônia, dores em geral, distúrbios imunológicos, enxaquecas, depressão, estresse, problemas osteo articulares ou de coluna, discopatias e tantas outras.
 
EM – Quais os benefícios?
JC – Essa terapia, praticada por um terapeuta especializado e bem treinado, pode proporcionar um melhor estado de saúde já que auxilia o funcionamento de todo organismo, além de equilibrar o sistema nervoso com o relaxamento de tensões e o aumento de sensação de bem estar, vitalidade e disposição. 
 
EM – É uma terapia holística – preventiva?
JC – Trata-se de uma terapia holística complementar e interativa, que considera o ser humano em sua totalidade e em relação com seu meio ambiente, utilizada tanto preventivamente como de forma curativa.
 
EM – É um tipo de massagem?
JC – Não se trata de massagem, o paciente não precisa se despir. O tratamento consiste em se tocar suavemente e utilizar manobras específicas para sentir os movimentos dos ossos cranianos e alguns segmentos do corpo e assim acessar e cooperar com a ação terapêutica das chamadas forças naturais e levar o paciente a um profundo relaxamento e bem estar, um estado de quietude. Portanto não existe dor nem desconforto. Os movimentos são tão suaves que até passam despercebidos pelos pacientes. Os toques são na cabeça, na face e em alguns segmentos do corpo e da coluna vertebral.
 
EM – Tem alguma reação?
JC – Comumente não ocorrem reações. Mas poderá ocorrer uma liberação somatoemocinal que é a expressão de emoções armazenadas no corpo ao longo da vida por acidentes, traumas físicos ou emocionais.
 
EM – Essa terapia dispensa o tratamento médico tradicional?
JC – Nenhum procedimento terapêutico complementar dispensa o tratamento e acompanhamento médico.
 
EM – Em quantas sessões e quanto tempo dura?
JC – Já na primeira sessão o paciente sente o bem estar. O número de sessões é pessoal. Cada paciente tem sua resposta, seu tempo, sua auto regulação. O tempo de atendimento varia de 40 a 60 minutos.
 
EM – Como surgiu a Terapia Craniossacral?
JC – Sua origem vem da Osteopatia, fundada em 1874, por Andrew Taylor Still que tinha em tripé como princípios:
O ser humano é uma unidade dinâmica de funcionamento;

O corpo possui mecanismos de autorregulação que são autocuradores;

Estrutura e função são inter-relacionadas.

A manipulação craniossacral foi introduzida como profissão, na Osteopatia, na década de 1930, pelo Dr. William Garner Sutherland que após muitos estudos clínicos e observação intensa identificou movimentos de expansão e recolhimento ao longo do corpo e dos ossos da face ao qual chamou “Sopro da Vida”, cujo movimento tinha o mesmo perfil e duração da maré (mar). Todo esse trabalho foi desenvolvido através de palpação.  Esse trabalho foi evoluindo e as técnicas foram sendo aperfeiçoadas; a partir da década de 80 o modelo utilizado foi o biodinâmico, nada invasivo, do americano Dr. James Jealous – Quietude Dinâmica.
 
EM – No Brasil já é bastante utilizada?
JC – No Brasil vem sendo muito utilizada em vários estados por profissionais bem treinados ainda que não esteja classificada nos códigos de Classificação Brasileira de Ocupação, podendo assim, ser praticada por qualquer pessoa que tenha formação e prática nos cursos oferecidos. A profissão de Terapeuta Holística ou Complementar é praticada na área de saúde, regida pela Portaria 971/2006/MS que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde – SUS.
 
Contato: Consulta através de agendamento. Inf.: 99785-5988
[email protected]

 
Orbitando
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove os seguintes cursos em julho: Magia Astrológica, Revolução Solar, Tarot, Baralho Espanhol. E no dia 18, a excursão para o Fenômeno do Algodão. Infs. (13) 3284-9714 e 3394-9714.

Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista o sommelier Marcos souza que fala sobre Vinhos. O Programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.

Fronteiras –  Jadir Albino entrevista o médico Dr. Carlos Alberto Cyrillo Sellera sobre o tema “Dicas preciosas para a saúde cardíaca”. No Programa Fronteiras da Ciência. Na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.

Arte de Viver – “Brainspotting (Ponto cerebral)”, com a psicóloga Lucimeiry Arias, é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h, com reapresentação no sábado, às 20h30.