Roteiros Nacionais

Festival de inverno na terra da neblina

18/07/2014
Começa neste final de semana (19 e 20) a 14ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, um programa que vale a pena conferir pelas atrações artísticas, festival gastronômico e para conhecer ou retornar à histórica vila ferroviária inglesa, erguida no final do século 19 para os trabalhadores da antiga EFSJ “Estrada de Ferro Santos-Jundiaí”. A Vila, que pertence ao município de Santo André, é tombada pelo Patrimônio Histórico e fica pouco mais de uma hora de Santos. O festival prossegue no próximo final de semana (26 e 27 de julho), sempre a partir das 12h. A expectativa é de público de mais de 100 mil visitantes. Toda a programação é gratuita.
 
Programação artística
Pelo menos 60 atrações serão distribuídas em três palcos, além das atividades de rua. Entre as participações confirmadas estão Nuno Mindelis, Romero Lubambo Trio, Simoninha, Mariana Aydar, Marina De La Riva, Rodrigo Del Larc, Izzy Gordon e outros nomes consagrados, além de artistas da região. O Clube União Lyra-Serrano mais uma vez abrigará parte da programação que neste ano lembrará o centenário de nascimento de Dorival Caymmi. 

O evento exibirá também uma série de intervenções artísticas de literatura, dança e artes visuais pelas principais ruas da vila e shows temáticos. O Roteiro “Cidade Invisível” proporcionará aos visitantes uma imersão no imaginário de Paranapiacaba, que é cercada pela Mata Atlântica e vive em meio à forte neblina, que só reforça o charme inglês. Através de caminhada por suas ruas históricas, os monitores contarão 12 lendas que, de geração em geração, se perpetuaram através da oralidade.
 
Primeiro campo de futebol do país
Outra atração será a instalação “Em campo – Monumento Sonoro ao Campo da Vila de Paranapiacaba”, construída pelo Sesc, que recria em maquete o campo de futebol da Vila – segundo alguns pesquisadores, trata-se do primeiro gramado com as medidas oficiais criado no Brasil, no final do século 19. E o público que estiver ao redor da instalação poderá ouvir em fones de ouvido a narração de uma antiga partida fictícia de futebol.
 
Festival gastronômico

A gastronomia é um capítulo à parte na história do festival, que este ano recebe edição especial do Sabores em Paranapiacaba.  Além dos bares e restaurantes locais, cerca de 20 expositores estarão oferecendo pratos selecionados para o festival na praça de alimentação montada no histórico Viradouro, pátio de manobra das locomotivas. Já o antigo Mercado abrigará o “Espaço Cambuci”, feira de produtos da saborosa frutinha produzidos pelos moradores da Vila e região.

O 14º Festival de Inverno de Paranapiacaba é uma realização da Prefeitura de Santo André em parceria com o Sesc e a Indústria Solvay Indupa, com promoção da rádio Eldorado FM. Mais informações no site de Santo André  ou no Centro de Informações Turísticas de Paranapiacaba: tel. (11) 4439 0237
 
Como chegar– A acesso nos dias do Festival é restrito. Moradores, hóspedes e pessoal que trabalha no evento podem chegar pela estrada de acesso à Parte Baixa. O estacionamento funcionará na Estrada SP-122, de onde partem ônibus que levarão o público até a Parte Alta da Vila e o retorno ao estacionamento. De carro, saindo de Santos, o caminho é pela Via Anchieta, pegando sentido Riacho Grande. Para quem preferir ir de transporte público uma possibilidade é tomar o ônibus da linha 040, que parte do Terminal Rodoviário de Santo André.