Projeto Cidadão

Mais uma etapa de sucesso

25/07/2014
Mais uma etapa de sucesso | Jornal da Orla
As etapas da escovação dos dentes, os cuidados com a higiene bucal e a prevenção de doenças, como a cárie e o tártaro, foram os assuntos abordados pela etapa “Saúde Bucal – Sorriso Nota 10” do Projeto Cidadão, que premiou, na terça-feira (22), no Cais-Colégio Santista, os autores dos melhores desenhos sobre o tema. A cerimônia foi prestigiada por alunos e educadores da rede municipal de ensino de Santos, familiares, autoridades e profissionais da Secretaria de Saúde da cidade.
Com o assunto, o Jornal da Orla reforçou, entre os estudantes, os cuidados com a saúde da boca desde a infância. Este é o 10º ano de existência do projeto, desenvolvido pelo Jornal da Orla em parceria com a Prefeitura de Santos e o apoio da Foto Louzada Digital e Santos Futebol Clube.
A secretária municipal da Educação, Venúzia Fernandes do Nascimento, considera que o Projeto Cidadão é importante para a sua pasta. “Essa iniciativa trabalha, diariamente, com as crianças, a cidadania e a melhoria da qualidade de vida. Transformar a vida delas é fundamental para a Secretaria de Educação, no sentido de contar com parceiros para que a educação aconteça”. A secretária aproveitou para destacar o trabalho em conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde. “Essa parceria é fundamental para que tenhamos sucesso”, elogiou.
Destacando o trabalho de prevenção desenvolvido pela saúde da cidade, o secretário de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos de Almeida Junior, aproveitou para dar seu depoimento pessoal. “Quando eu tinha oito anos, saúde bucal na escola era apenas a aplicação de flúor na nossa boca. Naquela época, as crianças tinham até medo quando a equipe de dentistas chegava. Eu vejo como positiva essa ação do Jornal da Orla, porque a gente percebe que as crianças aprendem com ações didáticas, pedagógicas e recreativas, o conhecimento se expande. Eu acho importante que o JO realize outras iniciativas para que as crianças sejam nossos cidadãos do futuro, mais conscientes e mais educados”, destacou o secretário.Multiplicando informação

Os trabalhos premiados foram escolhidos entre centenas de desenhos feitos pelos alunos dos núcleos do Programa Escola Total espalhados pela Cidade. Nesta etapa, devido às férias de julho, as atividades do Projeto Cidadão foram direcionadas aos equipamentos que atuam no contraturno escolar.
Durante o projeto, os pequenos aprenderam mais sobre a importância da higiene bucal, com o uso da escova, creme e fio dentais, por meio de peças de teatro promovidas pela Seção de Prevenção em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde Santos, além de receberem uma história em quadrinhos, criada pelo artista plástico Alexandre Barbosa. Ao levarem o gibi para casa, os alunos puderam compartilhar todas as informações que receberam com seus pais, irmãos e vizinhos. Com tantas ferramentas, os alunos usaram toda a criatividade para produzir desenhos que ilustrassem o tema.
Foram premiados os três primeiros colocados na categoria Produção Artística.  O desenho da aluna Andressa Danyella Lacerda de Oliveira, do Núcleo Cais – Colégio Santista conquistou o primeiro lugar. A estudante Sophia Victória Freitas da Silva, do Núcleo Portuários garantiu a medalha de prata e o terceiro lugar ficou com Michelle dos Santos Souza, que também participa do núcleo do Marapé. O corpo de jurados elegeu como “Honra ao Mérito” o desenho da aluna Laryssa Nascimento Tapijuri, do Núcleo da UME Padre Waldemar Valle Martins, no Macuco, que foi homenageado por ter inscrito o maior número de trabalhos no concurso cultural.
Parceria de sucesso
Novamente, o Santos Futebol Clube participou como parceiro do Projeto Cidadão. O vice-presidente do clube, Luiz Claudio Aquino, ressaltou que Santos FC também se preocupa com a higiene bucal de seus pequenos atletas. “O Santos tem esse viés de responsabilidade social. Nós desenvolvemos ações de saúde bucal com os Meninos da Vila. E quando a gente vê um trabalho realizado pela Prefeitura, de uma forma tão brilhante e divulgado pelo Jornal da Orla de uma forma tão ampla, a gente fica com orgulho de ser santista de nascimento”.
O diretor de redação do Jornal da Orla, Edison Carpentieri, comemorou o sucesso desta etapa do projeto e adiantou novidades para as próximas edições.  “O resultado superou as nossas expectativas. E, atendendo a muitos pedidos das áreas de educação e saúde, nós já estamos pensando em expandir esse tema, levando para todas as crianças da rede municipal de ensino”. O jornalista aproveitou para elogiar o empenho dos profissionais envolvidos com essa etapa. “Não posso deixar de agradecer aos educadores e às profissionais da saúde, que realizam um trabalho de primeiro mundo. A seleção brasileira não ganhou a Copa, mas Santos vai ganhar a Copa da Educação”, comemorou Carpentieri.