Santos

Uma ação recheada de bons sentimentos

25/07/2014
Recortar o tecido, costurar e montar um coração. Uma tarefa que, a princípio demanda habilidade com tesoura e agulha, pode envolver sentimentos, emoções e servir para pensar o mundo e a forma como cada um pode contribuir para uma sociedade mais justa e humana. É com esta proposta que sábado (2), acontece na Praça Mauá a 3ª edição da Ação do Coração, que este ano traz o tema ‘Família: Coração da Sociedade’. “Queremos levar reflexão sobre o valor da família na construção dessa sociedade”, explica o organizador do projeto no Brasil, Alexandre Camilo. 
 
A expectativa é que até sábado mais de 100 mil corações sejam recolhidos – de 20 mil já arrecadados. “É tudo muito simples: um coração de tecido, recheado de bons sentimentos para que a pessoa leve e sinta o que ele traz de bom.”, propõe. Segundo Camilo, além dos corações que estão sendo confeccionados desde maio nas oficinas, nesta edição serão arrecadados mantimentos e brinquedos para distribuição a famílias carentes do Vale do Ribeira no dia 15 de agosto. “Ano passado conseguimos mais de uma tonelada de alimentos que ajudou muitas pessoas no Sertão do Pajeú, no interior de Pernambuco”, conta.
 
Ainda no Vale do Ribeira, corações serão entregues nos postos de pedágio, no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua em Pariquera-Açu e outras instituições. Ao todo há mais de 60 postos de arrecadação espalhados nas cidades da Baixada Santista. Confira os pontos de arrecadação aqui.
 
Amor, esperança e fé 
A Ação do Coração surgiu como celebração de amor, de esperança e de fé em homenagem ao ator santista Eduardo Furkini e, logo na primeira edição, reuniu mais de 20 mil pessoas no dia 2 de agosto na Praça Mauá. O dia passou a figurar no calendário oficial da cidade de Santos e a Lei Municipal nº 2.884, de 19 de dezembro de 2012, instituiu o “Dia da Ação do Coração”, realizada pela Associação Eduardo Furkini. Saiba mais no site www.acaodocoracao.org.br.
 
Lançamento de livro


 

O lançamento do livro “Ver com os ouvidos e escutar com o coração”, de Alexandre Camilo, será nesta terça-feira (29), às 19h30, no Teatro Coliseu (rua Amador Bueno, 237, Centro). O livro tem artes do xilogravurista J. Borges e a noite terá também o espetáculo Palavras do Coração, com o próprio ator e Marcita Mendonça. A entrada é um quilo de alimento ou um brinquedo para doação às famílias do Vale do Ribeira.
“Ver com os Ouvidos e Escutar com o Coração” é o primeiro livro da Coleção Ouvi Dizer, da editora Carpe Diem, que traz aos leitores a magia dos contos de tradição oral dos cinco continentes, e que são ambientados em cidades de Pernambuco. Neste primeiro volume da série, o autor Alexandre Camilo toma emprestado como cenário a cidade de Bezerros, para ambientar uma história africana. 
 
A obra tem 56 páginas e custa R$ 25. Toda a renda arrecadada com a venda do livro será revertida para a Associação Eduardo Furkini. A sessão de autógrafos acontecerá ao término do espetáculo, no foyer do teatro.