Destinos no Exterior

Peru é história, cultura, aventura e gastronomia

01/08/2014
Vizinho ao Brasil, o Peru talvez seja o mais instigante país sul-americano aos olhos do turista. Berço do Império Inca, uma das civilizações mais impressionantes na história da humanidade, o Peru tem também o legado dos costumes impostos pelos conquistadores espanhóis que chegaram à região na primeira metade do século 16. O resultado dessa mistura de culturas é uma grande riqueza arquitetônica, histórica e fabuloso patrimônio arqueológico, que se somam às belezas naturais do país, com praias, florestas, desertos e cordilheiras nevadas. 

Machu Picchu, seu principal destino turístico e uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, atrai milhares de aventureiros todos os anos, mas o Peru tem muito mais a oferecer aos visitantes. Tanto em sua capital, Lima – declarada Capital Gastronômica da América Latina -, como na região costeira e em diversas áreas do interior do país há ótimas opções culturais e de passeios para todos os gostos. Para desfrutá-las, a Agaxtur montou diferentes roteiros, que podem ser consultados pelo tel. 3301-1021.Confira alguns dos motivos para visitar o Peru:

Machu Picchu, uma das sete novas maravilhas
 No coração dos Andes peruano se localizam as ruínas da enigmática Machu Picchu, antiga cidade fortificada dos incas cujos jardins em diferentes níveis eram ligados entre si por mais de três mil degraus. Machu Picchu está em uma das zonas mais elevadas da cordilheira, no centro-sul do Peru, próximo a Cuzco, antiga capital do império inca. Descoberta pelo explorador americano Hiram Bingham no ano de 1911, abriga sítio arqueológico a 2.350 metros de altitude que fascina qualquer amante de história e aventureiros em busca de vibrações positivas, arquitetura intrigante e beleza natural.

Costa Norte – Rota Moche
Os atuais departamentos de Lambayeque e a Libertad guardam vestígios arquitetônicos de três grandes civilizações pré-colombianas que viveram na região em diferentes períodos.  Uma delas, a cultura Moche, desenvolveu-se no vale com entre os anos 200 e 800 dc. Foram grandes navegadores, que atravessaram os mares nas embarcações conhecidas como “cavalitos de colmo”, ainda usadas pelos pescadores da região. Nessa região também estão as ruínas de Chan Chan, a monumental capital de barro chimú, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1986. Há também modernos museus que expõem milenares peças de ouro, cerâmica e múmias de antigos governantes. Já as praias da costa norte são parada ideal para pescadores e surfistas.

Sul e seus mistérios
No sul do país, o convite é percorrer os caminhos traçados pelos incas há mais de 500 anos para visitar os seus templos e povoações, sobrevoar as misteriosas Linhas de Nasca ou se surpreender com as belas paisagens de costa, serra e selva, lagos como o Titicaca e vales. A rica tradição de povos ancestrais convive harmonicamente com a modernidade das cidades, com infraestrutura hoteleira e restaurantes de categoria.

A arte de comer bem
A gastronomia tornou-se uma atração a mais no país e em 2011 a OEA concedeu à cozinha peruana o título de Patrimônio Cultural das Américas. A riqueza culinária se sustenta na mestiçagem de suas culturas e na grande diversidade de produtos tirados da terra. As técnicas pré-colombianas permitiram a preparação de sopas, ensopados e peixes crus, enquanto imigrantes espanhóis, italianos e japoneses criaram suas próprias versões de receitas de sua pátria e as adaptaram ao que encontravam nos mercados locais.