Manual do Viajante

Seguro ou assistência viagem?

15/08/2014
Para quem está com viagem marcada, uma das tarefas importantes antes de embarcar é a contratação de um seguro ou assistência viagem. O serviço é obrigatório para visitar alguns países da Europa e pode ser muito útil para evitar dores de cabeça. Embora sejam parecidas, geralmente a assistência viagem é mais barata e indicada para quem não quer ter gastos inesperados. Além disso, este tipo de serviço oferece central de atendimento exclusiva e rede conveniada, ajudando o viajante a ficar mais tranquilo. 
 
No seguro-viagem, o turista assume todas as despesas necessárias em caso de emergências, escolhendo o hospital onde quer ser atendido, e é reembolsado quando volta ao seu país de origem. Já na assistência viagem, se houver algum problema, o viajante não precisa gastar nada. Porém, a escolha fica limitada à rede credenciada pela companhia. No entanto, algumas empresas podem oferecer reembolso, caso o contratante não consiga entrar em contato com a central de atendimento. O ideal é ficar atento às cláusulas do contrato.
 
Quando for contratar um seguro ou assistência viagem é importante informar os possíveis riscos de seu passeio. Por exemplo, sua condição atual de saúde e a prática de esportes radicais durante a viagem. Assim, a seguradora poderá avaliar a proposta mais adequada, podendo calcular o valor compatível com o risco.