Beleza

Inverno é época ideal para clarear manchas

18/08/2014
Os dias frios são os mais indicados para realizar tratamentos para clarear manchas escuras na virilha e axila. Mas cuidado para quem pretende apelar para receitas caseiras, elas podem piorar o problema. Nada de usar limão com açúcar, aveia com fubá e outras misturas que a cultura popular diz ter eficácia para clarear manchas.
 
“O limão, por exemplo, é ácido e pode queimar e provocar graves lesões na pele. O ideal é procurar mesmo um especialista”, explicou Dra. Bianca Garcia, da clínica ACUS Acupuntura e Estética, que também explica o que causa o escurecimento nestas regiões. “Alergias, irritações, depilação com lâmina, assaduras e também o uso de roupas apertadas – em função do atrito com a pele – podem escurecer a pele. Essas manchas também tendem a ser mais escuras na pele morena”, continuou a especialista.  
 
As sessões de clareamento devem ser feitas no período do Outono/Inverno em função do clima propício mesmo, no qual as pessoas usam mais roupas e ficam menos expostas aos raios solares, o que impediria o tratamento. O número de sessões depende do grau de hiperpigmentação de cada pele.
 
Prevenção
 
Mas como diz o velho ditado, prevenir é melhor que remediar. “Evitar o uso de cremes ou desodorantes com álcool, hidratar a pele, não se depilar com lâmina e não utilizar roupas muito justas com frequência ajudam a prevenir o problema”, explicou a Dra. Bianca, que também reforça a importância de usar protetor solar, mesmo nos dias mais frios.