Notícias

Acerte no paisagismo da sua piscina

22/08/2014
E por que não unir o útil ao agradável e decorar a piscina com plantações? Segundo a engenheira agrônoma e paisagista Luciana Guimarães, além de barrar o vento, o paisagismo em piscinas proporciona mais privacidade e aconchego para toda família.
 
Sombras naturais para descanso
Não escolha nenhuma árvore “caduca”, pois soltam folhas no inverno. Opte por aquelas que não têm muita queda – palmeiras e coqueiros.  “Outra sugestão é criar um redário no ambiente. Além de abrilhantar a estética do local, o espaço contribui para o descanso e a leitura”, aconselha Luciana. 
 
Crie um caminho de plantas
Crie um caminho com plantas até a piscina para acrescentar magia ao ambiente. “Lembre-se que o segredo do caminho de plantas é o mistério. Ou seja, qual a próxima planta que as pessoas vão encontrar durante o percurso. Por isso, abuse de Agapanthus, penta, hortênsias, lantana, camará ou faça uma longa repetição apenas com antúrios brancos. Fica muito bonito “, orienta. Lembrando que todos estes tipos precisam de muita luminosidade, ou seja, vivem no sol.
 
Luzes e estátuas
Segundo a paisagista, a iluminação é um item importante no projeto, pois valoriza e ilumina a planta como escultura. Por isso, aposte em luzes solares ou de cor âmbar perto do seu caminho de plantas. A estratégia vai deixar o paisagismo da sua piscina mais atraente durante o dia e à noite. Leds também podem ser usados. “O efeito fica interessante, pois pontua o caminho até a entrada. Outra dica é aproveitar a iluminação e colocar esculturas e objetos decorativos em lugares estratégicos.”, aconselha.
 
Plantas recomendadas para a área 
Tome cuidado para não comprar plantas que soltam folhas com facilidade. Mini-ixorias, buxinhos, viburnos, bela-emília e murtas são plantas menores, com menos manutenção e por isso são ideais para enfeitar todo o local.