Baixada Santista

Empreendedora de Guarujá concorre ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

28/08/2014
Muita responsabilidade e dedicação. Estes são os dois requisitos para o sucesso no mundo dos negócios, segundo a empreendedora de Guarujá, Maria José Laurentino dos Santos. Ela é dona da loja Magazine Ninamar, localizada no bairro da Enseada, em Guarujá. Este sucesso conquistado por Maria José é fruto de uma parceria de 13 anos com o Banco do Povo de Guarujá e rendeu a sua inscrição para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios .  
 
Maria conta que é tão ocupada com os afazeres de sua empresa, que não teve tempo de buscar mais informações sobre o Concurso do Sebrae. Por isso, precisou do incentivo da gestora municipal do Banco do Povo Paulista, Solange de Lourdes Costa Salgado. “Acredito que ela pode servir de exemplo para outras mulheres. Para que elas possam realizar a ambição de começar o seu negócio e contar com a ajuda do Banco”, contou. 
 
A Magazine Ninamar começou com um pequeno espaço na garagem da casa de Maria José. Depois, ganhou ampliações, com a compra de duas casas ao lado e outros investimentos, sempre aconselhados pelo atendimento no Banco do Povo. A empreendedora frisa a importância dessa parceria em sua carreira. “O Banco do Povo fez toda a diferença para meu empreendimento, no começo eu não tinha dinheiro para investir nem noção alguma de administração”, explicou.  
 
Hoje, ela aprendeu também a valorizar a opinião dos clientes para expandir suas vendas. “Comecei vendendo somente artigos para escola e escritório, tenho a papelaria completa. Hoje vendo também roupas masculinas, femininas, infanto-juvenil e enxoval completo para bebês, além de calçados e produtos de beleza”, disse.  
 
Essa expansão no catálogo de produtos aconteceu graças a interação com o cliente pois a dona do negócio está sempre presente em seu estabelecimento. “Confio muito nos meus funcionários, mas gosto de estar por perto para ouvir os clientes. Saber do que eles precisam e querem ver disponível na loja”. 
 
O concurso cobra como quesito, além de ser  uma empresa bem administrada, que tenha bons projetos sociais. O trabalho social realizado por Maria José e seus funcionários na Magazine Ninamar está exposto na composição do ambiente da loja. Móveis e decoração são feitos de materiais recicláveis, envolvendo as crianças e moradores do bairro que aprendem junto com ela. “Incentivamos as famílias a separar seu lixo, recolhendo os recicláveis para reutilizarmos”, explicou. “Fazemos mutirões para que as crianças participem fazendo artesanato com caixas de leite, potes de sorvete, garrafas pet e outros materiais”.
 
Depois da fase de inscrição feita por indicação do Banco do Povo de Guarujá, Maria José aguarda a visita da comissão julgadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios a sua loja, que acontece de agosto a outubro. Se a empresária passar por essa fase estadual, irá disputar a fase nacional do Prêmio Mulher de Negócios. 
 
Participação e incentivo
Com a aprovação da Lei Geral do Empreendedor o Banco do Povo participou das ações da Sala do Empreendedor, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), para incentivar mulheres que trabalham de maneira avulsa a se formalizarem. 
 
Uma dessas ações foi o evento de encerramento do mês da mulher, e participação de palestras de cursos profissionalizantes para mulheres, como o evento promovido pelo Centro Scalabriano em comemoração ao Dias das Costureiras em junho. 
 
Grande parte dos clientes do Banco do Povo atualmente são mulheres, totalizando 70% deles. Elas atuam nas áreas de estética em geral, comércio de roupas e cosméticos, costureiras, manicures entre outras.