Notícias

As dentaduras do PT

29/08/2014
Em seu livro “A Revolução dos Bichos” o escritor inglês George Orwell mostra como os oprimidos podem se transformar em seres iguais ou mesmo piores que seus opressores. A leitura da obra abre horizontes para quem procura entender o que, de fato, aconteceu com o Partido dos Trabalhadores.
 
O PT teve uma atuação fantástica na oposição e foi fundamental no processo de redemocratização do Brasil, carregando a bandeira da ética e de uma nova política, mas tem hoje, depois de ocupar o poder, alguns de seus principais líderes presos por corrupção. E uma série de escândalos e desmandos que teriam consequências sérias se ocorressem em um país de primeiro mundo, onde a Justiça de fato funciona e não atende a interesses de partidos políitcos.
 
O governo do PT teve inúmeros méritos, avanços sociais inquestionáveis, mas manchou a bandeira da ética que caregava desde sua fundação. Princípios foram renegados ao velho estilo de que “os fins justificam os meios”. O Partido os Trabalhadores não apenas se aliou ao que há de pior na política brasileira – Sarney, Collor, Renan e cia ilimitada -, como também promoveu bandalheiras inaceitáveis aos olhos dos cidadãos de bem – e o mensalão é um exemplo típico, mas não o único. O mais cruel, e mais grave do ponto de vista democrático e de cidadania, é que o Partido dos Trabalhadores, com seus malfeitos, roubou a esperança de milhões de brasileiros que acreditavam que é possível fazer política e promover as mudanças esperadas de forma honesta e transparente.
 
Embalado pelos milhões de votos conquistados pelo seu principal líder, Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores porta-se como uma entidade acima do bem e do mal, e acredita que tudo o que faz está correto e não pode ser questionado. Dai o interesse em controlar a imprensa livre. A marca do autoritarismo faz parte da natureza de suas lideranças, que não conseguem enxergar que o país, felizmente, está mudando.
 
São tão incapazes de enxergar a transformação, que na campanha pela reeleição da presidente Dilma presentearam uma eleitora com uma dentadura nova. O objetivo foi conseguido, a humilde senhora do campo, que vive no  Estado da Bahia, apareceu com um sorriso bonito, mas o efeito contrário foi devastador. Afinal, tal prática, proibída pela Lei Eleitoral, em nada difere do que faziam no passado os velhos coronéis da política, que o PT tanto condenava.
 
O fato é, as dentaduras do PT podem até ser mais bonitas e modernas que as oferecidas, no passado, por antigos coronéis, mas em outubro os brasileiros darão sua resposta nas urnas. E esta resposta talvez não seja a esperada por Lula & Dilma. Aguardemos.