Tecnologia

Santistas estão entre os que mais compram pela internet

11/09/2014
Santos está entre as 20 cidades brasileiras que mais fazem compras pela internet: é a 17ª no ranking nacional (e a 5ª no estado de São Paulo). Cada compra tem um valor médio de R$ 231,71. A estimativa é de que o volume de compras online feitas na cidade este ano fique próximo de R$ 256,4 milhões.
 
Os dados fazem parte da pesquisa  “Mapa do E-commerce no Brasil”, realizada pela Conversion, empresa especializada em análise de dados, que analisou mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais e montou um ranking com as 100 cidades que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil. No Estado, ficam à frente de Santos a capital, seguida por Campinas, Barueri e Ribeirão Preto. 
 
A cidade de São Paulo é a primeira da lista em receita, com previsão de compras de R$ 5,6 bilhões em 2014 no comércio eletrônico, mais de 32% de toda a transação do Estado. O ticket médio da capital paulista é de R$ 233,51 Os paulistanos devem fechar o ano com mais de 24 milhões de pedidos online.
 
A Conversion estima que, no Brasil, serão feitas cerca de 130 milhões de compras pela internet. A previsão é de que as lojas virtuais totalizem cerca de 13 bilhões de visitas de consumidores em 2014.
 
Dispositivos móveis
Segundo a pesquisa da Conversion, o uso de celulares e tablets para compras virtuais é cada vez maior no Brasil. Um em cada cinco visitantes no comércio eletrônico já utiliza dispositivo móvel, sendo que mais de 10% das vendas pela internet são efetuadas por esses equipamentos portáteis. 

COMPRE COM SEGURANÇA
Quando o consumidor faz uma compra via internet, fornece dados pessoais e sigilosos, como número do cartão de crédito e endereço. Por isso, é importante cuidar da segurança do computador, para evitar que as informações sigilosas sejam capturadas por terceiros. 
 
Há vários procedimentos simples para isso, como  manter o sistema operacional, programas e antivírus atualizados; ter cuidado com endereços de e-mail e sites falsos que direcionam para outros locais na rede e assegurar-se de que os responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas são de confiança.
 
É importante checar o valor das despesas com frete e taxas adicionais, que podem encarecer o produto. Além disso, o comprador deve exigir o cupom ou a nota fiscal e lembrar que, de acordo com a legislação, a empresa tem a obrigação de apresentar outras formas de pagamento, não apenas o cartão de crédito.
 
Consumada a compra, caso o consumidor se arrependa, estará protegido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que permite o cancelamento, no prazo máximo de sete dias corridos, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto.
 
Com base nas reclamações registradas no Procon-SP, o órgão criou um cadastro com informações dos últimos cinco anos, para consulta dos consumidores, no site www.procon.sp.gov.br, no link “Empresas Reclamadas”; ou pelo telefone 151.