Comer e beber em Santos

Somente uma padaria?

12/09/2014
Funcionando desde março, a Santo Trigo abriu visando explorar um novo conceito em Santos, a de padaria gourmet, mas com a preocupação de não ser rotulada de empório e ser mais um na cidade. Por isso, a preocupação do casal Fernando e Thais foi a de oferecer uma ampla variedade de pães, sejam eles salgados e doces, além de ter um local para que as pessoas possam conversar, tomar um lanche ou degustar uma dos mais de 50 rótulos de cervejas artesanais. 
 
A ideia de abrir a casa começou ano passado, quando Fernando, que por 20 anos tinha sociedade em uma tradicional padaria na  Ponta da Praia  queria, tocar um empreendimento da área próprio e sem sócios. O ponto? Era namorado por anos, já que no local existia uma padaria bem simples, e era próximo ao colégio dos filhos do casal. Da padaria antiga não sobrou nada.
 
Todas as paredes foram derrubadas e construído algo novo. Enquanto tocava a obra, o casal visitava diversas casas do gênero da capital em busca de produtos diferenciados. Foi aí que começaram a pensar nas opções. 
 
Como a casa é uma padaria, o foco são os pães, e não aquelas mesas enormes de café da manhã ou chá da tarde. Um dos diferencias dos pães especiais é a fermentação, que ocorre naturalmente. Além disso, há uma ampla variedade de sabores, como o pão de cerveja, vinho, australiano, português, o que leva o nome da casa (com castanha de caju) e até os feitos com abóbora, beterraba, entre outros sabores. Às quartas e sábados os clientes ainda têm a opção do pão Folar (tradicional pão de páscoa português), que vem recheado com calabresa ou bacalhau (aos sábados). 
 
Mas toda casa do ramo, que se preze, tem os doces: sonhos, donnuts, carolinas, minichurros, pães doces e os deliciosos macarons. Outro destaque são os bolos, preparados na casa com e sem recheio. O mais procurado é o de kit kat. 
 
Para quem busca um lanche ou um local para bater um papo, a casa oferece um espaço com diversas opções no cardápio. A partir das 11h opções de pratos para almoço e jantar, com opções do dia, como o escondidinho de carne seca às quartas e a feijoada light, aos sábados, até os pratos kids, com arroz, feijão, batata frita ou smile e isca de frango ou mignon. Há ainda opções fixas no cardápio, como o cubos de frango com shimeji na manteiga ao molho teriaki com arroz de brócolis e purê de batata. 
 
Outras opções, como omeletes, sanduíches e os hambúrgueres, não poderiam faltar. Este último muito procurado, já que o hambúrguer (200g) é fabricado na casa com fraldinha, e não industrializado. O Texas, por exemplo, vem com dois hambúrgueres, queijo derretido, cebola caramelizada, alface rasgada e molho barbecue. Há ainda opções de tapiocas doces e salgadas e os sucos detox, muito procurados com seis sabores. 
 
Santo Trigo Padaria – Av. Almirante Cóchrane, 105, Embaré. Tel.: 3327-0044. Funciona todos os dias, das 5h45 às 22h.