Notícias

A difícil tarefa de escolher os melhores trabalhos

12/09/2014
por Bárbara Camargo

As juradas se reuniram por quase três horas, na quarta-feira (10), no Jornal da Orla, para escolher os melhores trabalhos sobre esta etapa do Projeto Cidadão, que tem como tema “Cidade Limpa é Cidade Saudável”. A missão ficou a cargo de três representantes das Secretarias de Educação e de Saúde da Prefeitura de Santos. E não foi uma tarefa fácil devido à quantidade de material recebido nesta edição: 1.327 trabalhos. 

Os alunos da rede municipal de ensino se empenharam para alertar a população sobre a nova legislação que vigora na Cidade: o Programa Cidade sem Lixo, que, além de orientar sobre a importância de se descartar quaisquer dejetos de maneira correta, autua quem insiste em não cumprir a lei. 

Como meio ambiente é um assunto amplo e que envolve todos nós, os estudantes do 1º ao 5º ano abordaram o tema de forma variada em seus desenhos, retratando a sujeira nas ruas, a separação entre o lixo orgânico e o lixo limpo, a poluição nas praias e no mar, além de apresentarem a reciclagem e os serviços municipais, Cata-Treco e a Coleta Seletiva, como alternativa para a diminuição do problema. 

A chefe da Seção de Projetos Especiais de Integração Educacional da Seduc, Sandra Regina Freitas, destacou a criatividade dos alunos. “A escolha foi difícil por conta da originalidade dos alunos. Eles abordaram coisas novas, relacionaram o tema com questões como saúde e lixo. Todos estão de parabéns1 Os alunos serão nossos multiplicadores, então, o trabalho não é só artístico, é também, educacional”.

Os alunos do 6º ao 9º ano capricharam nas frases, enviando recados que enfatizam o dever dos cidadãos em zelar pelo local onde vivem, não só para que a cidade fique mais limpa, como também para evitar doenças provenientes do lixo acumulado e descartado em qualquer lugar. A enfermeira do Programa Saúde das Escolas da Prefeitura, Regina Zanini, considera esta a parte mais importante do tema trabalhado com os alunos. “Uma cidade limpa é uma cidade saudável. Por exemplo, quando jogamos vários alimentos e sujeiras no chão, teremos mais ratos, baratas e moscas. Muitas crianças conseguiram entender a importância de se manter a cidade limpa. É importante levar essa consciência, porque elas são o nosso futuro”, explica a enfermeira.

A chefe da Seção de Projetos Educacionais da Seduc, Fátima Alves, ressaltou a dedicação dos professores que trabalharam, com sucesso, o assunto entre as crianças. “Pelos trabalhos dos alunos percebemos que o educador foi primordial para que eles olhassem para o tema de uma forma global e pudessem aplicar o que aprenderam no seu dia a dia, na escola e em casa”, elogia Fátima. 

Há 10 anos o Jornal da Orla desenvolve o Projeto Cidadão com alunos da rede municipal de ensino de Santos. A iniciativa conta com a parceria da Prefeitura da Cidade, Foto Louzada Digital e Santos Futebol Clube. A cerimônia para premiação dos vencedores desta etapa acontece na terça-feira (16), às 9h, na UME João Papa Sobrinho, no Gonzaga.  No site do Jornal da Orla há uma galeria com os desenhos que mais se destacaram nesta etapa do projeto.

Confira os vencedores do Projeto Cidadão – “Cidade Limpa é Cidade Saudável”

Categoria: desenho

1º lugar – Luis Fabiano da Silva – 4º ano – UME Prefeito Esmeraldo Tarquínio

2º lugar – Rebeca Nascimento Oliveira – 4º ano – UME Dino Bueno


3º lugar – Gustavo Prudêncio da Silva – 2º ano – UME Therezinha de Jesus Siqueira Pimentel

Honra ao Mérito – Vitória Rosa Santos – 5º ano – UME Irmão José Genésio

Categoria: frases

1º lugar – Igor Duarte – 9º ano – UME Cidade de Santos
“Cuidar da sua cidade é cuidar de si mesmo;
Vamos cuidar, vamos preservar,
pois a cidade devemos ajudar”

 


2º lugar – Cleyson Alexandre de Jesus Souza – 8º ano – UME José Carlos de Azevedo Junior

 

3º lugar – Edvânia Marques da Silva – 7º ano – UME José Carlos de Azevedo Junior