Notícias

A Astrologia como ferramenta para o autoconhecimento

12/09/2014
A Astrologia é um saber bastante antigo e está presente na história da humanidade desde o seu início, aparecendo em diferentes culturas e épocas, como na Mesopotâmia (que deu as bases para a Astrologia Ocidental), China, Índia, México e outros. Observar os céus é prática recorrente e compreender o movimento dos astros dá ao homem o entendimento dos ciclos da natureza, dos períodos que estão sendo vivenciados. Os astros nos fornecerem uma noção de ordenação já está entre os gregos, pois a palavra kosmos, que se contrapõe ao kaos (desordem), passa a ideia do cosmo como um sistema ordenado e harmonioso, tendo o Sol com os planetas à sua volta em equilíbrio.  
 
Até o século XVI, a Astrologia e a Astronomia estavam unidas pois todo astrólogo tinha que ser também astrônomo, já que são as observações astronômicas que dão as informações para se fazerem os prognósticos. Na atualidade, a Astrologia é bastante utilizada para autoconhecimento, possibilitando às pessoas assumirem comportamentos mais conscientes e, por consequência, melhorarem suas decisões e atitudes.
 
O signo solar (signo do dia do aniversário) indica algo bastante pessoal, o caráter, a vocação, a busca de realização pessoal, mas, numa análise astrológica, não é só ele que será avaliado, pois os seres humanos são bem mais complexos! Por exemplo, uma pessoa bastante organizada, retraída e séria no seu ambiente de trabalho, pode ser com os amigos extrovertida e brincalhona. Este fato não significa que ela está sendo falsa em uma destas situações. Na verdade, são formas de ser diferentes que adotamos em situações diferentes e, sem deixarmos de ser a mesma pessoa! 
 
Nós, ocidentais, passamos muito tempo olhando para o exterior, procurando respostas longe de nós e agindo como se a forma como vivemos, pensamos e sentimos não interferisse nas nossas escolhas e, consequentemente, no nosso destino. Na atualidade está acontecendo um movimento contrário, de retomada de si, de se assumir a participação que temos na nossa vida, e, em virtude disto, a Astrologia tem despertado cada vez mais o interesse das pessoas.
 
Como podemos entender o outro se não nos conhecemos? Como podemos atingir uma realização pessoal se não sabemos ao certo o que queremos? Conhecer as dificuldades e fraquezas ajuda na busca de se melhorar cada vez mais como pessoa e não como justificativa para errar mais!
 
Mas, não são só dificuldades que precisam ser confrontadas, também nos esquecemos de talentos e habilidades, pequenos prazeres que deixamos de lado no decorrer da vida, atividades que fazem parte de nosso ser, do que somos, e esta ausência cria um sentimento de vazio, uma insatisfação indefinida, que tomam conta de pessoas que são, aparentemente, bem sucedidas.
 
Vivemos em uma época em que se fala tanto em depressão, síndrome do pânico, doenças psíquicas, violências inexplicáveis, stress, todos eles sintomas de uma humanidade doente. Esta situação é extremamente contraditória pois a humanidade atingiu um desenvolvimento tecnológico inigualável que, em tese, tornaria as pessoas melhores e mais felizes. O que está acontecendo que não nos permite viver esta felicidade? Vamos pensar um pouco sobre isto?
 
Orbitando…
 
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove: curso básico de astrologia nos períodos tarde e noite, curso de tarot. E a próxima excursão para o Fenômeno do Algodão será no dia 25/09. Infs. (13) 3284-9714 e 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista a psicóloga e astróloga Lydia Vainer, que fala sobre “Câncer de mama e outras pesquisas em Astrologia”. O Programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras –  Jadir Albino entrevista o médico Dr. Roberto Debski que fala sobre “Qualidade de vida”. No Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – “Arquitetura sustentável e agenda ambiental do Porto de Santos” com a arquiteta Maria Fernanda Britto Neves é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h, com reapresentação no sábado, às 20h30.