Santos

Milhares de registros de corretores são cancelados por causa de fraude

12/09/2014
Falsificação de assinaturas em históricos escolares e comprovantes de estágios, diplomas de Ensino Médio sem validade, termos de conclusão de curso assinados por corretores de imóveis. Após denúncias e investigações, a Diretoria de Ensino de São Vicente, órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação, cassou a autorização de funcionamento do Colégio Litoral Sul (Colisul), com sede em Itanhaém, que oferecia diversos cursos, entre eles o de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), nas modalidades presencial e a distância.

As fraudes fizeram o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP) cancelar todas as inscrições de corretores que apresentaram documentações expedidas pela escola. Com a decisão, 2.653 corretores em todo o estado de São Paulo, que cursaram o TTI na Colisul a partir de 2008, devem se apresentar nas sedes do Conselho para que cada caso seja analisado.  Na Baixada Santista, tiveram os registros cancelados 246 corretores inscritos e quatro instituições jurídicas.


O delegado sub-regional do CRECI, Carlos Ferreira, explica que muitos ex-alunos da Colisul foram enganados e terão que regulamentar a situação para voltarem a atuar. Segundo ele, “o Conselho intensificou a fiscalização dos documentos entregues por interessados em se tornar corretores de imóveis. Em dois anos, 38 ofícios foram encaminhados ao Ministério Público com 147 denúncias envolvendo suspeitas de declarações falsas expedidas em nome de instituições de ensino, venda de certificados do curso preparatório e suspeita de matrícula falsa”, explica. 

Ferreira acredita que o aquecimento do mercado imobiliário despertou o interesse de muitas pessoas em ingressar na profissão de corretor de imóveis. “Por causa disso, houve uma proliferação de escolas mercenárias que oferecem muitas facilidades para a obtenção do diploma”. Para o delegado, a tendência é a criação de cursos de nível superior para a formação desses profissionais. Por ora, os interessados em atuar na área devem procurar a procedência da escola, antes de se matricular e, através dos órgãos de educação, pesquisar o histórico sobre a instituição e desconfiar das facilidades. 

No site do CRECISP (www.crecisp.gov.br) é possível consultar a lista dos corretores que precisam regulamentar suas inscrições perante o Conselho. Em Santos, o endereço da delegacia sub-regional é av. Conselheiro Nébias, 278, Boqueirão. Mais informações pelos telefones: (13) 3232-7150 e 3232-7543. 

Confira entrevista com Carlos Ferreira no Orla TV