Manual do Viajante

Não sofra com o Jet Lag

26/09/2014
Uma das grandes preocupações em quem programa uma viagem internacional é o efeito do fuso horário (ou jet lag) nos primeiros dias de viagem. 

O distúrbio é mais acentuado quando a diferença de horário entre o ponto de partida e o destino é superior a quatro horas. Entre os principais sintomas, alterações nos padrões de sono e fome, irritabilidade, dificuldade de concentração e dor de cabeça, podendo, inclusive, dar sensações de náuseas e aumento da frequência cardíaca. 

Confira algumas dicas para minimizar o problema

Comece a mudar seu horário de dormir alguns dias antes de embarcar. Caso a viagem seja em direção ao Leste, tente dormir e acordar um pouco mais cedo. Mas, se for desembarcar a Oeste, procure dormir e acordar mais tarde, em média duas horas.

Programe-se para chegar ao destino de dia, a fim de aproveitar a luz natural mais intensa. A claridade do sol retarda a produção de melatonina, hormônio responsável pela sensação de cansaço.

Assim que entrar no avião, ajuste seu relógio de acordo com o fuso do local de destino. Isso ajuda a mente a preparar-se para o novo horário que a espera. Só tome cuidado para não fazer confusão e perder conexões entre os aeroportos.

Ao desembarcar, procure entrar no ritmo diário do seu local de destino, fazendo refeições à hora local e não indo para a cama antes do pôr do sol.
Faça o possível para dormir o suficiente durante a sua primeira noite após a chegada.

Tente evitar atividades cansativas nos dois primeiros dias após a chegada. Isso permitirá que seu corpo se adapte mais rápido ao novo ritmo.

Evite tomar comprimidos para dormir. Eles confundem ainda mais o seu organismo. Bebidas alcoólicas durante o voo também não são aconselháveis, já que desidratam o corpo e atrapalham na adaptação ao novo fuso.

Dormir no avião só é aconselhável se o destino for ao Leste. Alimentos ricos em carboidratos, como batata e massas, estimulam o sono naturalmente, assim como os chás de frutas. Já quem viaja para o Oeste deve tentar ficar acordado ao longo do voo. 

Procure ficar em casa durante um ou dois dias após a volta. Isso ajudará o organismo a voltar ao ritmo normal.

No caso de viagens curtas, tente, na medida do possível, manter o ritmo diário do seu local de origem. Dessa forma, evita-se o duplo jet lag.