Notícias

Proluna – a previsão de acordo com as idades do homem

10/10/2014
Em julho de 1963, o búlgaro, naturalizado uruguaio, Boris Cristoff, na tentativa de simplificar os sistemas então usados para previsões astrológicas, cria um novo método  chamado de PROLUNA (sigla que significa Progressão Lunar Natural).

Nele, todos os prognósticos e tendências para uma vida são feitos apenas através do mapa natal, com direito à precisão de épocas e descrições detalhadas de fases da vida. É importante ressaltar que, na década de 60, os computadores ainda ocupavam espaços em salas inteiras e a confecção das cartas astrológicas era totalmente à mão. Sendo assim, os cálculos das técnicas mais conhecidas de previsão tornavam o trabalho dos astrólogos ainda mais extenso, levando horas de operações matemáticas até se alcançar os resultados e posteriormente interpretá-los astrologicamente. 

 
Leonardo Lemos, astrólogo e estudioso da técnica, nos conta que, com a PROLUNA, Boris Cristoff fez com que numa simples olhada seja possível determinar eventos importantes ao longo de uma vida, descrevendo suas propostas e quando irão ocorrer. Esse sistema tornou-se conhecido mundialmente através da publicação astrológica chamada Cahiers.

Leonardo explica que “a técnica é baseada numa progressão que considera a simbologia do número 7 (7 notas musicais, 7 dias da semana, 7 astros conhecidos na antiguidade, 7 cores do arco-íris, etc.), e interpreta os signos como uma evolução natural do nosso caráter, a partir do Ascendente. Daí todos iremos passar por mudanças significativas, as quais terão a ver com o signo regente da sua época em particular, sempre de acordo com o ponto de partida do mapa natal, percorrendo desta maneira todas as casas do mesmo. Cada planeta neste método adquire uma nova abordagem e irá descrever os acontecimentos e seus desdobramentos.


De acordo com Cristoff, “os horóscopos são as sensações do indivíduo”, o que quer dizer que, segundo sua teoria, não é uma verdade generalizada e que assim pode ser aplicada a todo o mundo, senão somente àquela vida em particular, levando-nos a compreender que, mais além de apontar para eventos importantes e comuns às nossas vidas, a PROLUNA permitirá ao astrólogo traçar uma relação entre o fato externo e a forma como o mesmo está sendo visto e recebido.

Leonardo coloca que “a interpretação do método da PROLUNA permite descrevermos a biografia de um nativo, não apenas através dos acontecimentos passados, mas também sua biografia futura e o estado de ânimo no qual estaremos em cada um deles.”
 
Para quem quiser aprender esta técnica, Leonardo Lemos que estudou com Boris Cristoff no Uruguai, ministrará um workshop no dia 18, na Escola Santista de Astrologia. Maiores infs.: 3284 9714.