Esportes

Fisiculturista de Guarujá ganha título mundial e bate cinco recordes na Argentina

14/10/2014
A mala da fisiculturista Miriam Fernandes (46), voltou da Argentina mais pesada. Troféus e medalhas rechearam a bagagem da guarujaense, graças ao destaque da atleta no Mundial de Powerlifting da Federação GPC (Global Powerlifting Comittee), que terminou em 30 de setembro, na cidade de Puerto Iguazu.
 
Na primeira etapa do torneio, competindo no levantamento terra, ela foi campeã na categoria até 82,5 quilos, conquistando a medalha de ouro e o troféu de melhor atleta da prova, além de dois recordes mundiais. No caminho ao título, Miriam levantou 195 quilos, pedindo para aumentar para 200 na sequência. Ambas cargas são recordes mundiais, tendo a guarujaense redefinido, no torneio, duas vezes a melhor marca já feita no exercício.
 
Na segunda fase, as competições de powerlifting foram o centro das atenções. Miriam conquistou uma medalha de ouro e se sagrou campeã mundial da modalidade na categoria máster até 82,5. Além do troféu de melhor atleta, a fisiculturista bateu três recordes mundiais.
 
Nos três exercícios que compõem o powerlifting, também denominado levantamento básico, todas as cargas levantadas por Miriam correspondem a um recorde mundial. No levantamento terra, Miriam ergueu 200 quilos. Já no supino, a carga da campeã foi de 95 quilos, enquanto no agachamento, a guarujaense levantou 200 quilos. O torneio Powerlifting da Federação GPC (Global Powerlifting Comittee), foi realizado no final do mês de setembro.
 
Miriam é beneficiaria do programa Bolsa Atleta, auxílio financeiro mensal concedido pela Prefeitura de Guarujá desde 2011. Atualmente, 208 esportistas da Cidade que se destacam em campeonatos são contemplados através da plataforma. “Foi o campeonato mais importante que já participei”, afirma a vitoriosa Miriam, que começou a disputar competições há menos de quatro anos. “Por ter pouco tempo de competições, fiquei surpresa comigo mesma. Estar entre as melhores atletas do mundo é um sentimento inacreditável”, diz, orgulhosa.
 
O próximo desafio de Miriam Fernandes é a terceira etapa do Campeonato Brasileiro Oficial de Strongman – CBSM, a ser disputada em 1º de novembro, em São Paulo. Ela é a segunda colocada da tabela do campeonato, com 23 pontos, apenas dois atrás da primeira.