Notícias

Dominando o calor da casa

17/10/2014
Se você já se preocupa com as altas temperaturas que estão por vir, saiba que há alguns truques simples de decoração para ajudar a manter seu ambiente mais fresco.
 
Ventiladores a seu favor
Certifique que seu ventilador de teto possui certificação energética eficiente. Esta escolha pode fazer diferença no bolso a longo prazo. Outra dica importante é aproveitar a brisa que bate em um determinado lugar e colocar um ventilador virado para o lado que recebe o vento, e outro voltado para fora no lado oposto da casa. Dessa forma, você vai maximizar a potência de refrigeração da brisa natural.  
 
Apague as luzes  
Enquanto a iluminação moderna, como lâmpadas fluorescentes compactas e de LED são mais eficientes, as incandescentes produzem tanto calor quanto luz. Mas, mesmo com lâmpadas que geram menos calor, apagar as luzes é sempre eficiente para economizar energia. O mesmo vale para os eletrônicos. 
 
Abuse dos toldos
Assim como persianas e arbustos de trabalho podem ajudar a proteger a sua casa dos quentes raios do sol, os toldos também servem para ajudar a economizar em contas de energia. Este é um investimento que pode valer a pena e até mesmo para dar um visual charmoso para a casa.
 
Se tem espaço, plante!
Deixe a natureza ajudar a reduzir suas contas de energia por meio do plantio de árvores nas laterais da sua casa. No verão, suas folhas largas sombrearão sua casa, enquanto, no inverno, os ramos nus não vão impedir o calor do sol de chegar às suas paredes.
 
Abra a janela na hora certa
Você sabia que em dias quentes de verão, abrir as janelas, muitas vezes, torna a sua casa mais quente, e não mais fresca? Por isso, abra as janelas apenas à noite, quando o ar é mais frio do lado de fora do que dentro, e feche-as antes que o sol bata no ambiente pela manhã.