Notícias

OAB Santos cria campanha de incentivo ao voto

21/10/2014
Na quinta-feira (23), às 10h, a vice-presidente da OAB Santos, Maria Lúcia de Almeida Robalo, irá participar da lacração das urnas, no Cartório Eleitoral, localizado à Rua Amador Bueno, 63, em Santos. Diante dos dados que a cidade de Santos detém um dos índices mais altos de abstenção no País: cerca de 37.330 eleitores (18.86%) não votaram, a OAB Santos promove, até as eleições, a campanha “Você vota para o Brasil Vencer”. 
 
Segundo Maria Lúcia, “a sociedade não pode se omitir e acreditar que ‘as coisas são assim mesmo, nada muda’. Isto é uma forma de não se comprometer com o que acontece ao redor e que acaba atingindo cada cidadão, de uma forma ou de outra.” 
 
Com uma eleição de tantos reveses, um dado que chama atenção é o índice de abstenção: 19.40% de um total de 97.76% de votos válidos. Aumento de 7% em relação a 2010 (18.12%). Ou seja, 27.085.324 eleitores não compareceram às urnas. Além do prejuízo , em recursos públicos,  para a montagem da infraestrutura necessária, o impacto cívico é também alarmante. Não votar como forma de protesto contra a má política não causa qualquer mudança positiva. 
 
Lúcia aponta a surpresa do número de abstenção em Santos, “sempre tão atuante na História do Brasil, o santista nunca recuou a um desafio. Esta resposta pode significar apatia, indiferença que não é própria de nossa sociedade. E por isso a preocupação da OAB Santos em mostrar que não votar é a pior forma de protesto contra a má política, contra o abuso de poder, contra tudo que ofende o Direito do cidadão. Não votar é dar força ao pior”.