Geral

Universitários propõem sistema integrado de emergência para trânsito em Santos

21/10/2014
Ao presenciar no cotidiano a dificuldade de locomoção das viaturas de emergência no trânsito de Santos, alunos da ESAMC resolveram propor uma solução simples que pode ser adotada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
 
A ideia é manter o sistema automatizado, mas que permita a interferência do homem quando necessário. “A meta é criar um sistema moderno que seja totalmente manuseado pelos operadores. Os controladores de semáforos inteligentes atuariam em pontos estratégicos de maior volume de tráfego para agilizar o escoamento da via”, explica o estudante de Logística Deny Figueira. Segundo ele, esse sistema misto não existe. 
 
Todos os detalhes deste trabalho estão no Projeto de Conclusão de Curso (PGE) desenvolvido pelos alunos dos cursos de Logística e Recursos Humanos da ESAMC Santos: Deny Figueira, Edison Ricardo, Marina Ferreira e Bheatriz Thayná, sob orientação da professora Amália Cristina Borges Delgado.  
 
A proposta será apresentada, de quinta-feira (23) a sábado (25), no concurso Neorama 2014 – Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, que acontece na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Boqueirão, em Santos (SP).  
 
O evento é realizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Santos. O melhor trabalho de conclusão de curso ganhará um tablet em cerimônia de premiação marcada para o dia 13 de novembro, no Teatro Guarany.