Cinema

Jovens santistas produzem filme futurista que aborda falta da água

21/10/2014
Pedro, traficante de água do período pós-apocalíptico, tem sua casa e seu estoque de água roubados por José e Lucas. Sem água – e com sua filha, Pérola de três meses, o personagem sai em busca de um dos últimos locais onde ainda há o líquido precioso: a Antiga Represa. Ele então corre contra o tempo para salvar a vida de sua filha. A trama, condizente com a realidade atual, é do curta-metragem “Limbo”. 
 
O filme, realizado por jovens cineastas santistas, terá seu lançamento na sexta-feira, 24 de outubro, a partir das 20h30, no Lobo Estúdio (rua Luís de Camões, 12, Vila Mathias). O evento, com entrada franca, será completado por bate-papo com o diretor Delson Matos Gomes, e membros da equipe de produção e do elenco. 
 
“O curta foi um Trabalho de Conclusão de Curso sobre o ‘Silêncio Cinematográfico’, na Anhembi Morumbi, onde eu e mais três colegas estudamos. Da ideia inicial do TCC, percebemos que poderíamos realizar um filme bem feito e que acabou indo de encontro justamente com essa questão da falta de água”, explica Nelson. 

 
“Inicialmente havia essa ideia relacionada a cutucar a sociedade com este tema da água e a falta dela, a partir da premissa de um futuro pós-apocalíptico, mas ainda não existia o panorama do Estado esta crise hídrica”, explica o diretor. “Ele simplesmente foi acontecendo, nascendo e sendo roteirizado em São Paulo e, no decorrer das filmagens, surgiu todo esse debate. Tanto que o filme não é um retrado fiel do que vem acontecendo.”
 
Com 19 minutos e 51 segundos de duração, “Limbo” chama a atenção pelo clima apocalíptico, evidenciado pela fotografia que remete a grandes produções do cinema. “Usamos como referências na construção estética ‘The Road’ e o curta australiano ‘Cargo’. E, claro, ‘Mad Max’ e ‘O Livro de Eli’ foram cogitados”. 
 
As cenas foram filmadas em locações de São Vicente e Ilha Cumprida, espaços que atendiam às necessidades da produção. “Foram lugares escolhidos a partir de pesquisa. Saímos de carro à procura, pesquisando, e encontramos”, lembra Delson. 
 
No lançamento, além do diretor, estarão presentes os demais autores do TCC, os responsáveis pelo som e misagem Jota Amaral e Guilherme, do Coletivo Theremim, e os atores Gustavo Damata, Newton Arantes e Christian Jackson, além dos produtores executivos Sérgio Lima e Victoria Girardelli. 
 
No fim de outubro, o curta será lançado oficialmente na web e terá sessões em outros espaços da região. “Nosso objetivo é transformar o curta em um longa com a equipe da região. Queremos achar novos talentos para o nosso time e produzirmos o longa do ‘Limbo’. Desta vez com falas e com um tempo maior para passarmos nosso recado”, conclui Delson.
 
Assista o trailer clicando aqui.