Esportes

Bertioga recebe Panamericano de Xadrez para deficientes visuais

21/10/2014
Bertioga sedia, até sexta-feira (24), o I Panamericano por Equipes e Duplas Feminino de Xadrez para Deficientes Visuais, que conta com a participação de 42 enxadristas do Brasil, Argentina, Colômbia e Panamá. O campeonato é uma realização da Federação Brasileira de Xadrez para Deficientes Visuais (FBXDV), em parceria com o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi) e Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, e patrocínio do Bradesco.
 
Os jogos acontecem na Pousada Riviera Bertioga (rua Manuel Ruas Peres- no cantão do Indaiá) na terça (21) e quinta-feira (23), às 14h e 20h; e sexta-feira (24), às 10h. São 10 equipes que disputarão o título de melhor equipe de xadrez para deficientes visuais da América do Sul. Serão realizadas sete rodadas, em que as equipes se enfrentarão com três integrantes para cada. Ao final, a equipe com maior pontuação será declarada campeã, sendo premiada com troféus e medalhas. 
 
O xadrez para deficientes visuais (DVs) torna-se viável através de um tabuleiro e peças adaptados para os deficientes visuais. A metodologia é repassada aos enxadristas, que se tornam multiplicadores e assim o xadrez passa a integrar o universo dos DVs promovendo também a integração com os enxadristas videntes. 
 
A FBXDV, filiada a Internacional Braille Chess Association ( IBCA)  foi fundada em Porto Alegre (RS), no dia 1º de julho de 1989 com o nome Liga Braille de Xadrez (LBX), apoiada pela Federação Gaúcha de Xadrez e pelo Metrópole Xadrez Clube.
 
Trata-se de uma entidade civil, sem fins lucrativos, alheia a toda e qualquer questão de ordem filosófica, religiosa ou político-partidária, e tem por objetivo máximo agremiar os enxadristas deficientes visuais com vistas à promoção, incentivo, desenvolvimento e boa prática do xadrez, bem como a integração desses com enxadristas de visão normal. A FBXDV tem como presidente Januário Couto e vice-presidente, Sidnei Silvestre da Silva.