Meio Ambiente

Prefeitura divulga programação da Exposição de Orquídeas e Bromélias

24/10/2014
As mais belas espécies de orquídeas e bromélias estarão expostas na sexta edição da Exposição de Orquídeas e Bromélias de Bertioga, que acontece entre dia 31 deste mês a 02 de novembro, no Forte São João. A iniciativa é do Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB) e o Círculo Paulista de Orquidófilos (CPO), em parceria com a Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
 
O evento vai contar com exposição e venda de espécies naturais brasileiras, estrangeiras e híbridas e o público presente vai poder comprar espécies cultivadas por orquidófilos de cerca de 10 entidades de várias regiões.
 
A abertura do evento acontece na sexta-feira (31), às 15 horas, com o julgamento das plantas. Serão julgadas a melhor espécie brasileira, estrangeira e híbrida. Em seguida acontece a abertura da exposição, a partir das 18 horas.
 
No sábado (01), a exposição prossegue das 9 às 18 horas. No local, durante os três dias, acontece uma oficina de pintura de orquídeas em cartões para as  crianças. Às 10 horas, o NOB e a Secretaria de Meio Ambiente realizam a reintrodução de orquídeas no Parque dos Tupiniquins. Serão reintroduzidas cerca de 40 plantas da espécie purpurata nas árvores do local.
 
Ainda dentro da programação consta a realização de palestras técnicas e oficinas ecológicas sobre preservação, manejo sustentável e cultivo de orquídeas e bromélias, abertas à comunidade em geral. Interessados podem se inscrever no local. No sábado (01), a programação do projeto Música é Cultura, realizado em parceria com o Sesc, será transferida para o Forte São João, a partir das 20 horas. No domingo (02), a exposição prossegue das 9 às 17h30 e o encerramento acontece às 18 horas, com a entrega da premiação aos expositores vencedores do concurso.
 
No ano passado, cerca de 1.500 pessoas participaram do evento e circularam tanto pelo local da exposição, no interior do Forte São João, como nas bancas montadas no Parque dos Tupiniquins para a venda de espécies. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 2.000 pessoas visitem a exposição este ano.

Há cinco anos a organização do evento edita uma revista sobre as espécies de orquídeas e bromélias da região, com o patrocínio da iniciativa privada: Praias Paulistas, Sobloco e Fazenda Acaraú. O diferencial é que esse evento é o único que distribui uma revista especializada sobre o assunto, gratuitamente, para o público visitante.

Veja como cultivar as orquídeas em matéria completa no Orla Tv.

Programação
 
Sexta-feira (31)
– 16 horas – abertura do evento e julgamento das plantes
– 18 horas – abertura da exposição
 
Sábado (01)
– 9 às 18 horas – exposição
– 9 às 18 horas – oficina com Regina Tanaka – pinturas de orquídeas em cartões para as  crianças
– 10 horas – reintrodução de orquídeas no Parque dos Tupiniquins
– 15 horas – aula de cultivo com Celso Gioso
– 16 horas – aula de habitat com Reginaldo Vasconcelos
– 17 horas – aula de bromélias com Celso Perez dos Santos
– 20 horas – Música é Cultura – Forte São João
 
Domingo (02)
– 9 às 17h30 – exposição
– 17h30 – entrega dos prêmios