Esportes

Ciclista Claudio Clarindo lança projeto de financiamento coletivo

28/10/2014
O ciclista santista Claudio Clarindo está lançando uma campanha de financiamento coletivo, o chamado Crowdfunding, para viabilizar a sua quinta participação na famosa e temida RAAM, a Race Across America. A prova será realizada em 2015 e o atleta tem de pedalar ininterruptamente por quase cinco mil quilômetros, atravessando os Estados Unidos de costa a costa. 
 
A iniciativa é simples, já vem sendo muito usada em vários países e ganhando força no Brasil. Para captar recursos, as pessoas colaboram, doando quantias em dinheiro e, como recompensa, podem adquirir algum item do projeto. No caso de Clarindo, desde meias, squeezes a ter seu nome estampado no carro de apoio, que o acompanhará na disputa. Para colaborar, o interessado deve acessar a plataforma online de crowdfunding O Pote, no link http://www.opote.com.br/claudio-clarindo-clr-na-raam-2015/recompensas.
 
“Basta comprar um pedacinho de nosso trajeto, escolher uma recompensa, e você já estará contribuindo, e muito, para esta conquista. Seu nome será gravado no motorhome da equipe, me inspirando a completar esta grande competição”, comenta o melhor sul-americano na prova, com a marca de 10 dias e 15 horas de pedaladas diretas.
 
Mais do que completar o duro percurso, Clarindo tem a meta de estar entre os cinco melhores do mundo na categoria solo. A prova é apontada como a mais dura do Mundo, tem em seu trajeto todos os tipos de adversidades, como deserto, altas montanhas de até 14 mil pés, calor, frio, o esgotamento físico e psicológico e, claro, o sono, com os competidores pedalando dia e noite (com poucas horas de descanso), consagrando-a como a “competição esportiva mais agonizante do Mundo”.
 
O Projeto Claudio Clarindo CLR na RAAM 2015 pretende arrecadar R$ 77 mil para custear a inscrição (valor estimado em R$ 10 mil), dez passagens aéreas para a equipe de apoio, aluguel de motorhome, minivan de apoio, mais de 4 mil litros de gasolina, entre outros gastos. “É comum que na RAAM, os ciclistas levantem uma bandeira de auxílio a alguma instituição, evidenciando uma causa. A minha será a APAE Santos e doarei 15% da arrecadação”, revela o ciclista, que tem patrocínios de Garmin, Shimano, Specialized e apoios da Prefeitura Municipal de Santos e Oakley.