Destinos no Exterior

Gastronomia de rua pelo mundo

31/10/2014
Todo país tem sua gastronomia de rua e, além dos preços justos, ela representa uma ótima maneira de experimentar a autêntica culinária local.

Desde que respeitadas as normas de higiene para manipulação e conservação dos alimentos, a gastronomia de rua é um campo fértil a ser explorado. Conheça algumas das delícias vendidas pelas ruas de importantes cidades do mundo:

Poutine, Canadá – A calórica e saborosa iguaria é um prato tradicional canadense feito com batatas fritas misturadas ao molho gravy (de carne) e queijo derretido.
 
Tarântulas e aranhas fritas, Camboja – Para estômagos fortes. As tarântulas servidas com tempero picante são lanches de todos os dias no Camboja. Já a aranha frita é servida com limão e pimenta preta.

 
Waffle, Bélgica – Assim como a cerveja, o chocolate e a batata frita, a sobremesa é quase uma instituição na Bélgica.
 
Arepas, Colômbia – Encontrado em quase todo o país, com ligeiras variações. A receita padrão é feita com farinha de milho pré-cozida, água e sal. A mistura é então amassada até ficar plana e redonda.
 
Anticuchos, Peru – Embora os mais tradicionais espetinhos de carne grelhada sejam feitos com coração de boi, é possível encontrar variações feitas com fígado ou peito de frango, filé mignon, alpaca e peixe.
 
Churros, Espanha – Populares nos países latino-americanos, os churros têm origem ibérica. Na Espanha, a sobremesa ganha um toque final com um mergulho em uma tigela repleta de chocolate quente cremoso.

Crepe, França – Um crepe completo na França geralmente leva presunto, queijo ralado e cogumelos, substituindo facilmente um almoço. Já os crepes doces são vendidos com creme de avelã e banana, licor e açúcar, frutas, geleia, entre outros recheios.
 
Fish and Chips, Reino Unido – Combinação de peixe com batata frita, que são frequentemente vendidos e consumidos dentro de um pacote de papel.
 
Jerk chicken, Jamaica – A receita é um segredo muito bem guardado, mas geralmente começa com frango em um marinada de pimenta, gengibre fresco, tomilho e cebolinha.
 
Currywurst, Alemanha – Feita com salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, é uma das comidas de rua mais consumidas na Alemanha. Inventada após a Segunda Guerra Mundial, a comida é tão emblemática que possui o seu próprio museu em Berlim.
 
Bhel Puri, Índia – Mumbai é o lugar certo para experimentar a receita, que leva arroz, macarrão aletria frito e legumes regados com molho de tamarindo. Há também versões com amendoim e sementes de romã.

Bakso, Indonésia – A sopa de almôndegas – bolas de carne moída com macarrão, ovo e cebolinha – é vendida em carrinhos de rua pelo país.

Tang hu lu (frutas cristalizadas no palito), da China – Simples, original e saborosa, esta sobremesa chinesa é preparada com frutas cristalizadas no palito, vendidas tradicionalmente nas ruas do país. Opção para quem prefere não se arriscar nas receitas mais excêntricas da culinária chinesa.


Falafel, Israel – Bancas de rua em Tel Aviv são os melhores lugares para experimentar esta autêntica delícia vegetariana, com grão de bico ou fava moídos e misturados com condimentos.
 
Halo-Halo, Filipinas – Literalmente traduzido como “mistura-mistura”, o doce é uma espécie de sundae com feijão vermelho, coco, xarope e frutas, geralmente coberto com sorvete, creme de leite e raspas de gelo.
Jalebi, Índia – Considerado o doce comemorativo da Índia, o quitute é macio por dentro e cristalizado por fora. Pode ser servido morno ou frio.
 
Gafanhotos pelo mundo – Insetos ricos em proteína, os gafanhotos são uma iguaria popular em muitas partes do mundo. Na Ásia, são oferecidos fritos em mercados de rua, enquanto no México o chapuline, que faz parte da família dos gafanhotos, é fervido com água e sal e servido com limão e alho.
 
Takoyaki, Japão – Pequenos bolos crocantes recheados com pedaços de polvo, gengibre picado e cebolinha. Popular no Japão, o quitute pode ser encontrado em barracas de rua e restaurantes especializados.

 
Rôti Prata, Cingapura – O pastel de frango servido com molho curry  é uma das principais iguarias de rua no país asiático.
 
Alcachofras e Frango na Sicília, Itália – As alcachofras são grelhadas com alho, pimenta e pinhole e o frango de leite recheado com azeitonas, cebola e alecrim. Dá para resistir?

Tacos, México – Pode ser recheado com carne picada (frango, carne bovina ou porco), queijo, alface e às vezes tomate. Come-se com as mãos, como um sanduíche.