Santos

Aquário de Santos ganhará nova fachada

19/11/2014
Durante os dias 20 a 24 de novembro, o Aquário de Santos realiza a restauração do mural criado pelo ativista da preservação da vida marinha, Robert Wyland. Feito em 2008, o mural que compõe a fachada do Aquário retrata animais da fauna marinha e é o único trabalho do artista na América Latina.
 
Responsável pela recuperação do mural, o artista plástico Alexandre Huber, também conhecido pelo trabalho de conscientização ambiental, executará o restauro, respeitando os direitos do artista. Esta ação foi autorizada pela Wyland Foundation, que analisou o portfólio de Huber e consentiu a reparação.
 
As Tintas Eucatex, é uma das patrocinadoras do projeto e ofereceu todo o material necessário para a reforma acontecer. São dezenas de latas de tinta acrílica, preparador de fundo e verniz incolor. 
 
Cronograma de atividades
10 a 14 de novembro: 1º Sessão de fotos do mural e 2ª lavagem do mural (Aquário)
15 e 16 de novembro: Correção de imperfeições do mural (lixando à mão) e aplicando o fundo de  preparação da arte incolor com rolo.
20 a 24 de novembro: Pintura dos Murais e aplicação de base de proteção.
14 de dezembro: Festa de entrega do Mural
 
Aquário de Santos
Inaugurado em 1945, primeiro aquário do Brasil reconhecido pelo Guinness Book, é o segundo parque mais visitado do Estado de São Paulo, atrás apenas do Zoológico de São Paulo.
 
O Aquário ocupa uma área de 3.000 m² – 2.214 m² abertos aos visitantes. Tem em seu acervo vivo mais de 800 indivíduos, de 100 espécies diferentes, apresentados em ambientes de água doce e salgada do Brasil e de outras partes do mundo.
 
Em 2014, o Aquário de Santos foi escolhido como o primeiro do Brasil e da América do Sul na preferência do público dentre os equipamentos do gênero, em pesquisa realizada através do site TripAdvisor.