Baixada Santista

Prefeitura inicia construção da Policlínica da Alemoa

19/11/2014
A Prefeitura iniciou terça-feira (18) as obras da Policlínica da Alemoa. O equipamento será construído na Praça Guilherme Délius s/nº e terá investimento de R$ 1.877.002,17 (recursos municipais). Os trabalhos deverão durar oito meses e serão executados pela Eplan Projetos e Construções.
 
A nova unidade terá 661,10 m2 de área construída e será erguida em estrutura de concreto armado, com vedação em alvenaria de blocos cerâmicos. Terá recepção para 24 pessoas, sala de administração, sanitários (masculino e feminino e acessíveis), seis consultórios médicos e um odontológico (com três cadeiras), dispensário de medicamentos, almoxarifado, local exclusivo para os agentes comunitários de saúde, além de salas de procedimentos médicos, vacina, inalação, coleta e curativos, copa e vestiários para os funcionários.
 
O prédio também foi concebido para abrigar uma Unidade de Saúde da Família, que terá três equipes, atendendo as diretrizes do Ministério da Saúde. O projeto contempla acessibilidade e a climatização de toda a unidade para melhor acolher e tratar a população.
 
ATENDIDOS
 
Segundo a chefe do Departamento de Atenção Básica (Deab), da Secretaria de Saúde, Carolina Ozawa, a população atendida pela unidade é de 9.600 pessoas, moradores da Alemoa, Vila Haddad, metade do bairro do Saboó, e área de morro do Chico de Paula. Atualmente, a unidade da Alemoa realiza 600 atendimentos/mês, e possui 38 funcionários, entre médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares, agentes comunitários de saúde, além do pessoal do setor administrativo.
 
A ambulante Miralda Tavares da Invenção, 74 anos, comemorou a construção da nova unidade. “Acredito que será bem melhor, principalmente aqui na praça, que não enche com a chuva”.
 
Já a operadora de loja Ana Paula Santos Oliveira, 39 anos, disse que uma nova unidade de saúde vai trazer mais qualidade de vida aos moradores. “Tem tudo para melhorar, já que será uma nova casa”.
 
A obra faz parte do PROSaúde, programa de reformas e obras novas. Já estão em construção as policlínicas da Aparecida, São Bento, Ponta da Praia, Caruara, Bom Retiro e Santa Maria, as duas últimas na Zona Noroeste. Ainda este ano deverão começar as obras das unidades da Areia Branca, Jardim Piratininga e Vila Nova.