Notícias

Casa adaptada e segura para o idoso

21/11/2014
Porém em alguns casos é necessário fazer adaptações para deixar o ambiente mais funcional.

Chão
Instale pisos antiderrapantes com superfícies mais firmes para o deslocamento dos idosos. Dependendo da forma como são usadas, as peças conseguem aliar beleza e segurança. 

Cômodos
Evite escadas longas ou cheias de curvas. Se possível substitua alguns degraus distribuídos na casa por rampas e coloque corrimãos. Lembre-se que todos os ambientes devem ser espaçosos para que o idoso se sinta à vontade e não coloque a segurança em risco. 

Mobiliários
Para evitar qualquer tipo de acidente utilize móveis sem quina e fixos no chão. A medida ajuda a evitar ferimentos caso o idoso resolva buscar equilíbrio no item mobiliário. Se o idoso gosta de cozinhar recomenda-se que o fogão e a pia tenham de 85 a 90 centímetros de altura, para que não forcem os joelhos. 

Objetos de decoração
Evite utensílios desnecessários que atrapalhem, como vasos e esculturas. Ou seja, esqueça qualquer acessório que possa causar uma queda. Outra dica é deixar os corredores sempre bem iluminados. O truque é escolher lâmpadas mais fortes e aproveitar a luz natural sempre que possível.

Banheiro: atenção redobrada
O ideal é instalar barras no banheiro para facilitar o acesso do idoso e acrescentar um vaso sanitário mais alto. Dentro do box utilize uma cortina com estrutura inquebrável. Além disso, escolha um piso antiderrapante. Se o morador idoso possui Alzheimer, não acrescente muitos espelhos pois isso pode causar alterações comportamentais. 

Mantenha contato
A família deve providenciar uma agenda com números de telefones de médicos e parentes que possam socorrê-lo em caso de emergência. É importante também que cada familiar possua uma cópia da chave da moradia, facilitando o acesso em caso de acidentes.