Notícias

O equilíbrio dos hemisférios – ativando a sensibilidade, inteligência e a criatividade

21/11/2014
                                                                      George F. Jorge e Márcia Bernardo
 
Somos co-criadores junto com o universo. Criamos não apenas ações e coisas concretas, mas co-criamos a própria textura do mundo e da vida. E o estudo das características de cada hemisfério cerebral e a prática da sincronização dos hemisférios abre novas perspectivas da realidade e novas maneira de nos relacionarmos com ela.
 
As frequências cerebrais podem ser medidas em Hz (Hertz, ou ciclos por segundo) por eletroencefalogramas. Foram classificados quatro tipos de atividades cerebrais, que correspondem a diferentes estados de consciência. No nosso estado “normal”, há a preponderância das ondas beta, de 13 Hz para cima, em que funcionamos com nosso foco de atenção consciente numa porção bem limitada do córtex cerebral esquerdo, a sede do pensamento conceitual, verbal e analítico. 
 
Pedro Ivo, escritor, terapeuta e divulgador de informações e técnicas para esclarecimento e expansão da consciência, nos explica que o estado ideal para a saúde, criatividade e aprendizado é na faixa denominada alfa, principalmente 8Hz, que é o ponto de transição entre alfa e teta. Nesta faixa, acessamos uma porção muito maior do nosso córtex cerebral e conseguimos processar informações de modo muito mais eficaz e criativo, pois os dois hemisférios estão em sincronia. Acontece nesse momento um equilíbrio entre as funções intelectuais, conceituais e analíticas, que são predominantes no hemisfério esquerdo, e as funções sensíveis, sensoriais, emotivas e analógicas, predominantes no hemisfério direito.
 
Digamos que cada hemisfério tem prioridades distintas; e como convivem lado a lado, entram numa espécie de competição. Fomos educados para lidar com o mundo e com tudo em geral, através regras do hemisfério esquerdo: dentro de uma perspectiva racional, verbal e analítica, que nos deixa cansados, entediados, confusos e estressados, pois acaba faltando a participação essencial do estado de Ser do hemisfério direito. Sempre há atividade nos dois hemisférios, mas acontece que treinamos nossa atenção consciente para se fixar e funcionar através do modus operandi do hemisfério esquerdo.
 
Estados de criatividade e aprendizado acelerado são caracterizados por uma atividade equilibrada entre os dois hemisférios, que se comunicam e se apoiam. O hemisfério direito do cérebro funciona dez mil vezes mais rápido do que o esquerdo. Aprendendo a acessar e harmonizar os dois hemisférios seremos mais eficazes em qualquer área de nossa vida. Atividades como o image streaming, em que entramos em alfa e utilizamos os dois hemisférios para lidar com as informações que fluem em nosso corpo-mente, podem aumentar até um ponto de QI a cada hora de prática. 
 
Também práticas como a meditação, yoga, tai chi, chi kung, tensegridade (passes mágicos), visualização, técnicas de relaxamento, sentimentos positivos, certos modos de desfocar os olhos, movimentos que utilizem a simetria bilateral cruzada do corpo, atividades artísticas e música ajudam a sincronizar os dois hemisférios.
 
Segundo Pedro Ivo, “o ideal é conseguir integrar esse estado de alerta relaxado nas atividades do dia a dia, principalmente naquelas que envolvem aprendizado, desempenho intelectual/criativo e tomada de decisões. O estado alfa é onde ocorrem insights, é o estado de máxima criatividade, ideal para o aprendizado, a saúde e o bem-estar geral do organismo”.
 
Para os interessados, Pedro Ivo irá ministrar no próximo dia 29 um curso na Escola Santista de Astrologia, onde serão ensinadas técnicas simples para serem integradas no dia a dia e que nos ajudam a acessar e cultivar esse estado de alerta relaxado e de sincronização entre os hemisférios como: meditação do sorriso interior junto com coerência cardíaca, movimentos que utilizam a simetria bilateral cruzada do corpo, respiração, visualização, técnicas de relaxamento e exercícios de descrição concreta sensorial – introdução à prática de image streaming.
 
Mais informações pelo telefone 3284-9714.
 
Orbitando
Cursos – A Escola Santista de Astrologia promove no dia 27, o curso Numerologia Chinesa, em 4 aulas, com Jussara Leite, no dia 28, atendimento de mapa karmico, no dia 29, Workshop Sincronização dos Hemisférios Cerebrais. Já no dia 04 de dezembro, atendimento de Quirologia e também a excursão para o Fenômeno do Algodão e, no dia 13, o curso Astrologia Karmica. Infs. (13) 3284-9714 e 3394-9714.
 
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista a quiróloga Karine Maria Zancanaro que fala sobre “Quirologia (leitura das mãos) – Parte 01” . O Programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
 
Fronteiras –  Jadir Albino entrevista a terapeuta Eliana Helena Molnar que fala sobre “O Biomagnetismo”. No Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
 
Arte de Viver – “A importância da família na recuperação dos dependentes químicos” com a psicóloga Laura Fracasso é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo. Domingo às 20h e reapresentação no sábado às 20h30.