Baixada Santista

Licitação vai garantir ar condicionado e wi fi em ônibus

18/12/2014
O edital de licitação que definirá a empresa responsável pela operação do transporte convencional será publicado no início de janeiro. Haverá a manutenção dos itens conquistados até o momento, como wi-fi em todos os ônibus e veículos com ar condicionado. 

Atualmente há 50 ônibus climatizados e até janeiro mais cem veículos com o sistema serão acrescentados à frota, totalizando 150. Ou seja, metade dela será refrigerada e sem diferenciação de tarifa (mantida a R$ 2,90 há quase três anos).
 
A reestruturação do sistema e a integração temporal e tarifária também já estão previstas para o próximo ano e consideradas no edital de licitação. Haverá alteração das linhas e itinerários hoje existentes, de forma a adequar os trajetos às demandas atuais e às futuras, o que refletirá em menor tempo de espera dos passageiros, maior oferta de veículos e redução de percurso.
 
A integração, prevista para o próximo ano, permitirá que o passageiro, utilizando o cartão transporte, desembarque em qualquer ponto de parada e mude de ônibus, dentro de um determinado período, sem precisar pagar outra passagem.
 
Subsídio
O edital também deverá prevê a possibilidade de concessão de subsídio por parte da Prefeitura. Prevista no projeto de lei do Executivo aprovado pela Câmara Municipal, a medida visa assegurar um valor acessível da tarifa para o usuário.
 
“Estamos criando um instrumento legal para que a Cidade tenha essa opção no momento adequado e de acordo com a disponibilidade orçamentária”, explicou ontem o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, ao anunciar a licitação.
 
O subsídio financeiro deverá ser equivalente a, no máximo, 25% do valor anual arrecadado com o repasse ao município do IPVA. Ou seja, o percentual estabelecido não implica, sob qualquer hipótese, vinculação de receita tributária, constituindo mera base de cálculo do valor máximo a ser concedido.