Baixada Santista

Balsas devem receber 3,3 milhões de veículos durante Operação Verão

19/12/2014
As Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo devem receber 3,3 milhões de veículos durante a Operação Verão 2014/2015 nas ligações entre Santos e Guarujá, Guarujá e Bertioga, São Sebastião e Ilhabela, Cananéia e Ilha Comprida, Cananéia e Continente e Iguape e Juréia.  A Operação Verão acontece de 19 de dezembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015 e contempla os feriados de Natal, Ano Novo, Aniversário de São Paulo e Carnaval. 

Para atender à grande demanda de usuários nesta temporada, estimada em 3% superior em relação a do ano passado, a DERSA irá operar as seis travessias com 25 embarcações que, somadas, possuem capacidade para transportar 904 veículos por viagem e até 2.392 veículos por hora e sentido.
 
Movimentação por travessia
Entre as seis Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo, a que deve receber maior número de usuários durante a Operação Verão 2014/2015 é a Santos/Guarujá. A expectativa é de que 2,6 milhões de veículos utilizem a travessia nessa temporada. Nove embarcações estarão disponíveis para operação entre os dois municípios.
 
A travessia Guarujá/Bertioga contará com duas balsas. São esperados 123.530 usuários durante a operação de verão.
 
No Litoral Sul a previsão é de que, aproximadamente, 56,5 mil veículos utilizem a travessia Iguape/Juréia, que opera com três balsas. Entre Cananéia e o Continente, uma embarcação deve transportar cerca de 34,8 mil veículos ao longo do período. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de três embarcações e uma lancha para pedestres (que operará aos sábados, domingos e feriados) são esperados 72,3 mil veículos.
 
No Litoral Norte, a expectativa é de que mais de 418 mil veículos passem pela travessia São Sebastião/Ilhabela e utilizem as sete balsas que estarão disponíveis para operação.
 
Em comparação com a temporada do ano passado, as Travessias Litorâneas terão um aumento da capacidade operacional de 23%, para atender ao crescimento da demanda já esperada neste período. No decorrer da Operação Verão, a DERSA poderá promover remanejamentos de embarcações entre as travessias do sistema, caso seja necessário atender algum aumento de demanda repentina.
 
Informações
Informações sobre o tempo de espera, condições climáticas e número de embarcações em operação podem ser obtidas pelo Twitter – @Travessiasdersa -, pelo telefone 0800 77 33 711 e pelo site da DERSA -http://www.dersa.sp.gov.br.