Destinos no Exterior

Holanda abaixo de zero

19/12/2014
Enquanto deste lado do planeta o tempo vai ficando cada vez mais quente e abafado, no hemisfério norte os termômetros despencam e anunciam a chegada de dias de muito frio e paisagens nevadas. Bom para quem gosta de esquiar e também para quem aprecia as atrações típicas do inverno. Na Holanda, esporte, gastronomia e tours especiais prometem aquecer os visitantes durante a temporada. 
 
Um giro por Amsterdã
A cidade, eleita um dos destinos turísticos mais divertidos do mundo, atrai diferentes tipos de turistas, desde quem gosta de atrações inusitadas até viajantes que não abrem mão de opções tradicionais. Um exemplo disso é a quantidade de museus incomuns, como o Museu do Sexo, do Queijo e da Tortura. 
 
Outras atrações curiosas são o Bairro da Luz Vermelha – a zona de prostituição legalizada mais famosa do mundo – e os Coffeeshops, locais que comercializam drogas leves, como a maconha, com a autorização do governo. São mais de 200 estabelecimentos do tipo, espalhados pelos principais bairros.
 
Na praça dos museus (Museumplein) fica o famoso monumento “I Amsterdam”, um dos pontos mais fotografados da cidade. Ao seu redor estão os imperdíveis Museu do Van Gogh e o Rijksmuseum. Próximo dali estão também o museu Stedelijk e a casa de shows Concertgebouw. Durante o inverno, o lago congelado da praça se transforma em uma pista de patinação.
 
Para quem quer conhecer lugares históricos, vale uma visita à Casa de Anne Frank, onde a menina judia de 13 anos se escondeu dos nazistas com a família. No museu, é possível ver seu diário original, o esconderijo, fotografias e documentos históricos.
 
Patinação no gelo
Nos meses de inverno, ringues de patinação fazem a alegria de moradores e turistas. Em Amsterdã, as pistas ficam nas praças Leidseplein e Museumplein. Outras cidades pelo país, como Delft, Maastricht e Eindhoven, também montam seus ringues.
 
Trekking entre montanhas e florestas
A natureza exuberante da Holanda ganha outro tom no inverno. E montanhas, dunas, praias e florestas viram um cenário diferente para longas caminhadas. A trilha pela floresta de Veluwe até o Veluwezoom National Park é deslumbrante. As caminhadas passam pelas montanhas de Onzalige Bossen até chegar às nascentes no vale Beekhuizerbeek. Em Maarn, há paisagens em transformação ao redor de Utrechtse Heuvelrug. Lá, um tour de 19 km passa por densas florestas de pinheiros e vias repletas de carvalhos e campos agrícolas. 
 
Diversão na costa
A Holanda exibe um belo litoral de 250 km com excelentes resorts à beira-mar. No inverno, banhos de sol e mar dão lugar a atividades mais radicais – nas praias, a onda é de snowboard, kitesurf, blokart e esqui nórdico. Na região de Zeeland, fronteira com a Bélgica, encontram-se os melhores frutos do mar da Europa. É difícil de acreditar, mas desde 1960 ocorre em Scheveningen o tradicional Mergulho de Ano Novo nas águas frias do mar holandês. Ano passado, mais de 10 mil pessoas corajosas pularam no mar congelado. 
 
Sabores do Inverno
Em cafés e restaurantes espalhados pelo país é possível saborear receitas tradicionais que aquecem o inverno dos holandeses. Nas cidades do interior, barracas coloridas de rua vendem oliebollen, deliciosas massas doces fritas (semelhantes ao nosso bolinho de chuva).
 
Para aqueles que gostam de bares, em Amsterdã a pedida é o Xtracold Icebar, onde tudo é congelado, desde os móveis até as paredes e os copos. O visitante veste luvas e roupas térmicas especiais para entrar e aguentar a temperatura de 10ºC negativos e ainda tem 30 minutos para degustar uma cerveja ou um coquetel de vodka. Para saber mais acesse www.holland.com ou no Facebook “Visite a Holanda”.