Baixada Santista

S.O.S. Bombeiros de SV comemora encerramento das atividades de 2014

22/12/2014
“Vou sentir saudades dessa convivência com o pessoal do projeto. Passei por momentos muito importantes que contribuíram para que eu conquistasse esta nova etapa da minha vida”. A frase revela o reconhecimento de Ingriny da Conceição Dias, de apenas 15 anos. O jovem é integrante do projeto S.O.S Bombeiros no Resgate da Cidadania, promovido pela Secretaria de Assistência Social de São Vicente (Seas), em parceria com o Corpo de Bombeiros, que tem como principal objetivo o fortalecimento de vínculos e a promoção social.
 
Para comemorar o ingresso de Ingriny, que está há três anos no projeto, e de mais cinco jovens no mercado de trabalho, a equipe do S.O.S Bombeiros promoveu uma confraternização especial, com almoço, entrega de presentes e simulação de combate ao incêndio feito por crianças. O prefeito Luis Cláudio Bili entregou os presentes.
 
Para Bili, as atividades melhoraram o relacionamento e o convívio em sociedade. “Estou muito emocionado em ver que mais seis jovens conseguiram ingressar no mercado de trabalho por meio do trabalho desenvolvido aqui na corporação. O verdadeiro objetivo da ação é oferecer atividades saudáveis e educativas, evitando que essas crianças fiquem nas ruas”.
 
S.O.S Bombeiros – Localizado na sede do Corpo de Bombeiros, o projeto atende 60 meninos e adolescentes, entre 10 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. O serviço de convivência e fortalecimento é desenvolvido há 12 anos. Conta com uma equipe formada por profissionais das áreas de pedagogia, educação física e assistência social, além dos soldados da corporação.
 
O espaço no quartel é utilizado para as atividades de reforço escolar, socioculturais, esportivas, primeiros socorros, além de treinamentos básicos em técnicas de prevenção e combate a incêndios.
 
Para a secretária de Assistência Social, Eliane Ventura, a convivência entre crianças, jovens e profissionais desenvolve a autonomia dos meninos, prevenindo situações de risco social e violação de direitos. “Trabalhar a questão social é muito importante nos dias de hoje. O projeto consegue desenvolver a disciplina e a autoconfiança”.
 
De acordo com a diretora do projeto, Gláucia Matos Marinho, a ação desenvolvida no quartel é um importante fator de progresso do programa. “O ambiente se torna um principal aliado no processo de desenvolvido desses meninos. Aqui eles estão perto dos soldados, vendo a rotina de trabalho e trabalhando a postura e o respeito. Temos exemplos de meninos que hoje compõem o exercito brasileiro. O programa é um espelho, ferramenta muito importante para ensinar os valores sociais”.