Roteiros Nacionais

Por que os estrangeiros querem conhecer Manaus?

26/12/2014
Manaus é um dos dez destinos em ascensão no mundo. A capital amazonense aparece na 9ª posição como destino internacional no Traveller’s Choice Awards 2014, premiação do site de turismo TripAdvisor baseada em milhões de opiniões e comentários de viajantes ao redor do planeta. Nang, na Tailândia; Hurghada, no Egito; e Cazã, na Rússia, ocupam as três primeiras posições da lista. 
 
Na descrição que acompanha a indicação, Manaus é destacada por sua variedade peculiar que une a beleza e a natureza da Floresta Amazônica e do encontro das águas à cultura e a história de lugares como o Mercado Adolpho Lisboa, o Teatro Amazonas (foto acima), o arquipélago de Anavilhanas (foto abaixo) e a Arena da Amazônia, palco de alguns jogos da Copa do Mundo.


 
Uma cidade singular 
Porta principal do maior bioma do país, a Floresta Amazônica, Manaus tem muito a oferecer ao turista. A capital esbanja, além de paisagens únicas e contato com a natureza, opções culturais, gastronômicas, de diversão, compras e conserva um rico patrimônio histórico levantado principalmente no Ciclo da Borracha. 


 
O Rio Negro é quase onipresente nas programações em Manaus, porque de tão imenso faz àas vezes de mar. Às margens de suas águas avermelhadas e quentes está uma orla com praias, restaurantes flutuantes, comunidades ribeirinhas e indígenas preparadas para receber turistas e até um museu. Da Marina do Davi saem os principais passeios oferecidos na cidade pelo Rio Negro, como o clássico Encontro das Águas (entre o Rio Negro e Solimões).
 
Selva adentro
Uma vez em Manaus, que tal explorar seus arredores? É possível relaxar em meio à natureza num hotel de selva (ou pelo menos conhecer um deles por um dia), fazer um cruzeiro pelo Rio Negro e Amazonas, ou seguir estrada rumo a cidades incrustadas na Floresta, como Presidente Figueiredo e Novo Airão, que abriga o Arquipélago de Anavilhanas, onde se chega também de barco.