Mundo Pet

Evite que eles sofram

26/12/2014
O espetáculo de som, luzes e cores tradicional no Réveillon é um pesadelo para os animais, por isso todo cuidado é pouco. Cães e gatos ficam muito assustados com os fogos de artifício e a razão para sentirem tanto medo de barulhos está na audição quatro vezes mais aguçada do que a dos seres humanos. O que para nós é só um ruído alto, para nossos bichinhos de estimação pode ser um estrondo.
 
Por isso, a situação é de muito risco para o animal. Para piorar, há muitos casos de fuga e até abandono nesta época de festas. A maior movimentação de pessoas na casa causa distrações e não é difícil alguém esquecer o portão aberto. Há também donos irresponsáveis que abandonam seu pet na rua para saírem em viagem de férias. 
 
Reações aos fogos – A ansiedade e o medo no cachorro podem se manifestar na forma de latido e/ou baba excessivos; conduta destrutiva; olhar evasivo; rabo baixo ou escondido entre as patas traseiras; orelhas abaixadas para trás; lamber-se em excesso e tremores no corpo. Ele também tende a seguir o dono por todo lado (não quer estar sozinho); esconder-se entre suas pernas e embaixo da cama (onde se sente seguro). 

O que fazer:
 Não leve seu animal de estimação para locais de queima de fogos de artifício. 
 

 Mantenha-o dentro de casa ou num lugar onde ele estará seguro dos perigos até que as atividades se encerrem. 
 
 Coloque a placa de identificação no seu animal. Assim, se ele fugir, a chance de ser encontrado é muito maior.
 
 Ligue a televisão ou coloque música em volume alto para disfarçar os ruídos externos. 
 
 Feche portas e janelas para evitar fugas e suicídios. Jamais deixe o animal acorrentado, pois ele acaba se enforcando em função do pânico. O ideal é deixá-lo em um recinto fechado, sem as correntes e guia.
 
 Punir seu animal irá apenas aumentar o pânico porque ele vai associar o trovão ao medo e à punição. Afagá-lo demasiadamente também não é uma boa ideia porque isto o ensinará que o comportamento ansioso é adequado.
 
 Alguns veterinários recomendam o uso de tampões de algodões no ouvido que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos. 
 
 Se puder, faça o mesmo com animais comunitários, ou os que estão na rua, próximos de você, isso poderá salvar a vida dele, evitando atropelamentos.