Notícias

As consequências do excesso de calor no corpo

26/12/2014
O calor intenso, típico desta época do ano, pode interferir no funcionamento do organismo, causando uma série de sintomas. “A principal mudança do corpo, e que pode ser a precursora de todas as alterações, é a desidratação”, alerta o fisioterapeuta especializado em fisiologia Felipe Gambetta Carmona, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Confira os sintomas mais comuns nos dias de calor excessivo e veja como evitar essas mudanças: 
 
Dores de cabeça – Sentir dor de cabeça em dias de calor é um sinal de que o corpo está exposto a altas temperaturas de forma exagerada. A melhor forma de evitar essa situação é resfriar o corpo, ingerindo bastante líquido (água ou suco de frutas) e tomando um banho de morno para frio. “Se a dor persistir por longos períodos, o ideal é procurar um serviço médico”, orienta Felipe Carmona. 
 
Queda na pressão – O aumento da temperatura leva a uma maior dilatação do sistema circulatório, e essa dilatação diminui a pressão dos vasos sanguíneos, o que pode causar cansaço e indisposição. Para evitar,  aumente a ingestão de líquidos e alimente-se corretamente, de preferência com alimentos ricos em água, como fruta e legumes.  
 
Transpiração em excesso –  Isso acontece porque o corpo aumenta a produção de líquidos secretados pelas glândulas sudoríparas para manter a temperatura normal, mesmo no calor. Nesse caso, a higiene das axilas é essencial para afastar os micro-organismos. Prefira vestir roupas de algodão e de cores claras, já que os tecidos sintéticos retêm o suor, abafam a pele e favorecem a transpiração. Mantenha o corpo hidratado para repor o líquido que é perdido com o suor. 
 
Menos idas ao banheiro – No  calor  a produção de urina diminui, pois grande parte dos líquidos é eliminada pelo suor. Mesmo assim não deixe de consumir bastante líquido ao longo do dia para evitar uma desidratação. 
 
Cãibras –  A desidratação pode ser a causa do aparecimento de cãibras no  calor,  já que o suor faz o corpo perder mais líquidos e sais minerais. Exercícios de alongamento e uma boa hidratação podem evitar o problema. 
 
Cansaço–  Pode estar relacionado ao esforço do organismo para manter a temperatura corporal ou ser um sintoma de insolação, devido à exposição prolongada ao sol. O uso de roupas confortáveis e leves, a ingestão de líquidos frequente e banhos frios podem reduzir esse sintoma. 
 
Inchaço – Pode acontecer como uma resposta ao aumento do fluxo sanguíneo, principalmente nas extremidades do corpo (mãos, pernas e pés)  e pela queda da pressão arterial. Exercícios metabólicos (de movimentação dos membros superiores e inferiores), e alongamento são uma ótima opção para evitar o inchaço.