Notícias

Santos, paraíso do skate

16/01/2015
A cidade de Santos é, sem dúvidas, o local ideal para os skatistas. A geografia plana, ciclovias, praças e parques são verdadeiros incentivos para a prática do esporte. Atualmente, a cidade conta com vários espaços para quem quer aprender ou se aperfeiçoar na modalidade, entre eles as praças Palmares e da Paz Universal e o Parque Municipal Roberto Mário Santini.
 
O skate é um esporte que pode ser considerado como diversão, mas é também competitivo. Apesar de estar disponível em diversos tipos de desenhos e materiais, todos eles são compostos de prancha, eixo e quatro rodinhas. Os skatistas mais experientes podem se dar ao luxo de fazer truques como giros, rodopios, pulos sobre obstáculos e mover-se para trás e para frente.
 
Queimando calorias
Andar de skate é um ótimo exercício aeróbico, principalmente pelo impulso que o skatista tem de fazer com um dos pés para ganhar velocidade, exigindo bastante das panturrilhas, quadríceps e abdômen. A modalidade fortalece as articulações e dá estabilidade aos ligamentos dos tornozelos e dos joelhos.
 
Além disso, para ficar em pé sobre a prancha de quatro rodas, é necessário concentração e equilíbrio, que melhoram, também, a consciência corporal e flexibilidade.
 
Primeiros passos
Em Santos, é possível aprender a andar de skate nas aulas oferecidas pela Prefeitura. Reformada em 2014, a Praça Palmares é tradicional ponto de encontro para skatistas e grafiteiros. No local, assim como no emissário submarino, funciona a Escola Pública de Skate, para pessoas a partir dos 5 anos. São 40 alunos praticando a modalidade, divididos em turmas de no máximo dez e com a presença de dois professores. Todos têm à disposição skate e equipamento de segurança (capacete, joelheiro, cotoveleira e protetores de punho).
 
As turmas para as aulas na Palmares já estão fechadas, mas ainda há para vagas no Parque Santini. As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no local. É necessário comparecer com duas fotos 3×4, comprovante de residência, RG e atestado médico atualizado. Os menores de 18 anos precisam de autorização do responsável. As inscrições seguem enquanto durarem as vagas.
 
Onde praticar
Praça Palmares – Entre as avenidas Siqueira Campos e Afonso Pena, no Boqueirão
Parque Roberto Mário Santini – Emissário Submarino, no José Menino
Praça da Paz Universal – no Jardim Castelo, Zona Noroeste