Notícias

Por dentro da história

16/01/2015
Mais do que um passeio pela história, arquitetura e arte santistas, a Linha Turística dos Bondes é um convite para desbravar os pontos que fazem parte do roteiro pelo Centro Histórico de Santos.  
 
Com saídas da Praça Mauá, cinco bondes, incluindo o recém-inaugurado Bonde Café,  e dois reboques circulam pelas principais ruas e edifícios do Centro Histórico.  Ao todo, o passeio percorre 40 pontos de interesse turístico e histórico, com acompanhamento de guias de turismo, motorneiro, condutor e integrantes do programa Vovô Sabe Tudo, da Prefeitura. 
 
Visitar locais como o Outeiro de santa Catarina é encarar as mudanças que aconteceram ao longo de séculos na cidade. Do outeiro, onde tudo começou, passando pelo centenário Santuário do Valongo, até as modernas instalações do Museu Pelé, o visitante percebe quão particular é a história santista.
 
Outeiro de Santa Catarina
O local é o marco da fundação da Vila de Santos – saber o lugar exato de sua fundação é um privilégio de poucas cidades do mundo. Ao visitar o Outeiro, o passageiro da Linha Turística dos Bondes conhecerá detalhes da construção, onde foi erguida a primeira Santa Casa do País, no século XVI. Entre 1880 e 1884, o médico italiano João Éboli mandou construir uma casa acastelada no bloco de rocha que restou do monte. 
 
Bolsa Oficial do Café
O bonde não faz parada para desembarque no local. Cabe ao passageiro reservar um tempo para conhecer os detalhes da arquitetura deste edifício que é, sem dúvidas, o mais imponente e deslumbrante do Centro. O prédio, construído em 1922, época em que o café passava por seu período dourado, abriga o Museu do Café, com exposições fixa e itinerantes. O passeio valerá (ainda mais) a pena se for encerrado por um cafezinho na Cafeteria do local.
Estação do Valongo
O local onde funcionou a estação de trem da São Paulo Railway abriga, hoje, o Restaurante-Escola Estação Bistrô, parada obrigatória para os amantes da boa gastronomia. O cardápio, com saladas, pratos temáticos com conceito gourmet, é executado por jovens que participam do projeto restaurante-escola, parceria entre os governos federal e municipal e a Universidade Católica de Santos.
Paço Municipal
O passeio da Linha Turística do Bonde termina no Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura de Santos. Inaugurado em 1939, quando Santos comemorava seu centenário de elevação de Vila a Cidade, o prédio tem linhas clássicas, acabamento em mármore italiano e jacarandá, além de lustres de cristal da Bohêmia. É possível fazer uma visita monitorada ao Paço de terça a domingo, das 11h às 16h30, com saída de grupos a cada meia hora.
 
Museu Pelé
Apontado como um dos pontos preferidos pelos passageiros dos bondes, o local guarda, além de peças do acervo do atleta do século, parte da história da cidade. O museu foi construído a partir das ruínas dos Casarões do Valongo que, no século XIX, abrigaram a Prefeitura e a Câmara Municipal de Santos.  Inaugurado em 2014, o Museu Pelé é um lugar onde história e tecnologia se convergem, encantando os milhares de visitantes que recebe, desde sua inauguração, em 2014.

Linha Turística dos Bondes: Todos os dias, das 11h às 17h. Ingressos: R$ 6. Informações:   0800-17-3887.