Roteiros Nacionais

O aniversário da velha Sampa

23/01/2015
São Paulo, a maior metrópole da América do Sul, completa, neste domingo (25), 461 anos. Gigantesca, caótica, geradora de tendências, capital dos negócios, da cultura, do entretenimento e da gastronomia, São Paulo foi também a cidade brasileira mais visitada em 2014. Segundo o Observatório de Turismo, a “terra da garoa” recebeu cerca de 15 milhões de visitantes, já incluindo o fato de a Copa do Mundo ter tido sede na capital. 
 
Tudo começou quando, em 1554, os padres da Companhia de Jesus, entre eles Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, chegaram a um aglomerado de aldeias indígenas, localizadas nos campos de Piratininga. O desenvolvimento chegou ao século XIX, com a fundação da Faculdade de Direito, e avançou com o ciclo do café e com o processo de industrialização. Desde então, a cidade não parou de crescer! 
 
Alguns dos endereços mais famosos na capital paulista

Terraço Itália – Ainda na região central, a dica é jantar no Terraço Itália. O lugar é chique e bem tradicional. Mesmo que esteja procurando algo mais descontraído, vale pela incrível vista panorâmica em 360 graus da cidade, já que fica no topo do Edifício Itália, um dos mais altos de São Paulo.

 
Parque do Ibirapuera – Projetado por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, é a área verde mais famosa da cidade. O parque também é um grande centro cultural: conta com 3 museus (Museu de Arte Contemporânea, Museu de Arte Moderna e Museu Afro-Brasil), um planetário, o Obelisco em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, o Monumento às Bandeiras, um auditório e grande espaço para uma série de shows e apresentações artísticas. 
 
Avenida Paulista– A avenida mais famosa de São Paulo tem apenas 2,5 km de extensão, passando pelo Parque Trianon, Conjunto Nacional, megalojas e outros polos de cultura e negócios. Para a festa do 461º aniversário, a avenida recebeu, nos totens de sinalização, caricaturas de onze pessoas que dão nome às ruas, produzidas pelo cartunista Paulo Caruso. A Paulista também será o ponto de saída da Pedalada de Aniversário 461 anos, promovida pela Prefeitura da cidade.
 
Pinacoteca do Estado – Museu mais antigo da cidade, a Pinacoteca está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios e conta tanto com exposições temporárias quanto com um acervo permanente.
 
Rua 25 de Março – Uma das mais famosas da cidade, a rua é um megacentro de comércio popular. Lá, é possível ver objetos de decoração, utensílios para casa, bolsas e malas, sapatos, lojas de fantasias e bijuterias, brinquedos, bugigangas em geral e muitas outras coisas, tudo a preço popular. Fica bem próxima do Mercado Municipal.
 
Centro Histórico – Caminhar por suas ruas é uma verdadeira aula de história. O roteiro pode ser iniciado na Praça da Sé, onde se encontram o Marco Zero e a Catedral, com paradas obrigatórias no Pátio do Colégio, Mosteiro de São Bento, Solar da Marquesa, os edifícios Martinelli e Altino Arantes (prédio do Banespa) e o Centro Cultural Banco do Brasil. Para completar, faça uma caminhada no Viaduto do Chá e uma visita ao Teatro Municipal. 
 
Vila Madalena – Um dos locais mais visitados por concentrar bares para todos os gostos: desde clássicos até os mais agitados.
 
Bairro da Liberdade – Reduto da cultura japonesa, possui decoração nas ruas, lojas e restaurantes típicos, além da tradicional feirinha aos domingos.
 
Masp – Considerado o mais importante museu de arte do hemisfério sul, conta com um rico acervo e já recebeu obras de grandes nomes das artes plásticas, como Renoir, Monet, Picasso e Van Gogh, entre tantos outros. 
 
Estação da Luz – Construída no início do século XX, suas estruturas foram trazidas da Inglaterra e remetem ao Big Ben e à abadia de Westminter. O prédio da Luz teve de ser restaurado em 1946, após ser parcialmente destruído por um incêndio. É tombado pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico.
 
Museu da Língua Portuguesa – Inaugurado em 2006, o grande atrativo do museu é a interatividade, com instalações que usam a tecnologia de forma criativa. Fica ao lado da Estação da Luz e em frente à Pinacoteca.
 
 
Mercado Municipal – O Mercadão é uma das estrelas da cidade. Tem de tudo e tudo é de primeira. A arquitetura belíssima e seus vitrais, as frutas, temperos e ingredientes saborosos, alguns até exóticos, valem uma visita mais demorada. Não deixe de subir ao mezanino. Há vários restaurantes que vão desde comida árabe até boas lanchonetes para experimentar o famoso sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.